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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJANISZEWSKI, Vanessa-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Bruno Luiz do-
dc.date.accessioned2025-05-13T14:25:56Z-
dc.date.available2025-05-13T14:25:56Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bruno Luiz do. Planejamento tributário para empresa do ramo comercial: um estudo de caso aplicado a uma lanchonete do Bairro do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63111-
dc.description.abstractO planejamento tributário é um mecanismo útil para sobrevivência das micro e pequenas empresas, visto que ele reduz significativamente os custos tributários. O presente estudo abordará a temática sobre a importância do planejamento tributário para realizar a escolha do regime de tributação mais indicado para uma empresa do ramo de atividade comercial, mais especificamente em lanchonetes. Tem como objetivo mostrar que uma escolha correta pode reduzir os custos tributários incidentes na empresa e a importância de um estudo prévio dos produtos a serem comercializados para que haja uma tributação correta. Um dos principais motivos para realização do trabalho é a alta carga e complexidade tributária existente no Brasil, sendo esse um dos causadores de falência das empresas de médio e pequeno porte. A metodologia utilizada será baseada em análise bibliográfica, pois foram realizados estudos das legislações vigentes, investigados também obras e artigos científicos, com objetivo de fundamentar e compreender o cenário tributário brasileiro e aplicação de estudo de caso este com principal objetivo de mostrar de maneira prática como se pode realizar o estudo dos dados e realizar um planejamento tributário para a empresa estudada, nesse momento serão analisados dados dos últimos dois anos para que possa ter uma visão mais ampla das informações, houve a realização de teste para a comparação entre os regimes tributários e os cenários de uma não segregação da receita, visto que parte dos produtos comercializados pela empresa são monofásicos de PIS e COFINS e Substitutos tributários de ICMS, a não segregação gera uma bitributação. Após essas análises constatou-se que um planejamento tributário é fundamental visando a economia de recursos, a empresa estudada teve nos dois anos pagamento indevido de aproximadamente 10% da sua receita bruta nos dois anos, devido a falta de uma análise de tributação dos produtos, esse resultado demonstra a importância de investir em um planejamento tributário auxilia as empresas manterem uma boa saúde financeira e ter um fluxo de caixa mais estável, visto que irá reduzir de maneira legal a carga tributária e manter uma regularidade fiscal evitando possíveis multas.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamento Tributáriopt_BR
dc.subjectEmpresa médio e pequeno portept_BR
dc.subjectLanchonete.pt_BR
dc.subjectRegime Tributáriopt_BR
dc.subjectSegregação de Receitapt_BR
dc.titlePlanejamento tributário para empresa do ramo comercial: um estudo de caso aplicado a uma lanchonete do Bairro do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3062257469158266pt_BR
dc.description.abstractxTax planning is a useful mechanism for the survival of micro and small businesses, as it significantly reduces tax costs. This study will address the issue of the importance of tax planning to choose the most appropriate taxation regime for a company in the commercial sector, more specifically in cafeterias. It aims to show that a correct choice can reduce the tax costs incurred by the company and the importance of a prior study of the products to be sold so that there is correct taxation. One of the main reasons for carrying out the work is the high tax burden and complexity in Brazil, which is one of the causes of bankruptcy for medium and small companies. The methodology used will be based on bibliographic analysis, as studies of current legislation were carried out, scientific works and articles were also investigated, with the aim of substantiating and understanding the Brazilian tax scenario and the application of a case study with the main objective of showing in a practical way how data can be studied and carried out tax planning for the company studied. Since part of the products sold by the company are single-phase PIS and COFINS and ICMS tax substitutes, non-segregation generates double taxation. After these analyzes it was found that tax planning is essential in order to save resources, the company studied had overpayments of approximately 10% of its gross revenue in both years, due to the lack of an analysis of product taxation, this result demonstrates the importance of investing in tax planning helps companies maintain good financial health and have a more stable cash flow, as it will legally reduce the tax burden and maintain fiscal regularity, avoiding possible fines.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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