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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63128
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MAGALHÃES, André Matos | - |
dc.contributor.author | CALABRIA, Felipe de Melo Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T15:09:50Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T15:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | CALABRIA, Felipe de Melo Rocha. Sistematização do conhecimento do desenvolvedor de MMORPG sobre economias virtuais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63128 | - |
dc.description.abstract | Massive Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG) é um gênero de jogo no qual o jogador, além de assumir um personagem criado por ele mesmo, vivenciará um mundo que não deixa de existir quando ele não está jogando. Os desenvolvedores dos MMORPG’s operam e regulam suas economias virtuais com base em conhecimentos empíricos. O objetivo deste trabalho consistiu em sistematizar os conhecimentos empíricos obtidos pelos desenvolvedores que gerenciam o mercado de trocas entre jogadores do jogo MMORPG With Your Dream – Global (WYD). Para isso foram identificados os problemas e soluções propostos pelos desenvolvedores do jogo, para então comparar a lógica dos mesmos com a teoria econômica. No desenvolvimento do trabalho envolveu em um primeiro momento a observação do jogo e suas regras, e posteriormente foi utilizado um formulário entre os desenvolvedores do jogo analisado com o objetivo de obter dados qualitativos sobre seus problemas e soluções, que foram comparados com soluções reais propostas na literatura para os mesmos problemas. Os principais problemas encontrados foram: Bots e automação, deflação e obsolescência e desigualdade econômica. As soluções que seguem a lógica da literatura são, respectivamente: Identificação e punição e a recompensa a ações não automáticas e aumento de funcionalidades. As que não seguiram foram: Controle de taxa de obtenção e currencies únicas para eventos. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | mercados virtuais | pt_BR |
dc.subject | jogos online | pt_BR |
dc.subject | teoria econômica | pt_BR |
dc.title | Sistematização do conhecimento do desenvolvedor de MMORPG sobre economias virtuais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5336966860243148 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) is a game genre in which the player, in addition to assuming a character created by themselves, experiences a world that continues to exist even when they are not playing. MMORPG developers operate and regulate their virtual economies based on empirical knowledge. The objective of this study was to systematize the empirical knowledge acquired by the developers who manage the trading market among players in the MMORPG With Your Dream – Global (WYD). To achieve this, in a first moment, the game and it’s rules were observed, and then the problems and proposed solutions identified by the game’s developers were analyzed and then compared with economic theory. A questionnaire was used among the developers of the analyzed game to obtain qualitative data on their problems and solutions, which were then compared with actual solutions proposed in the literature for the same issues. The main problems identified were: bots and automation, deflation and obsolescence, and economic inequality. The solutions that align with the logic of the literature are, respectively: identification and punishment, rewarding non-automated actions, and increasing functionalities. Those that did not follow the literature were: drop rate control and unique currencies for events. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DECON) - Departamento de Economia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Econômicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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