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Título: Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?
Autor(es): BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga Bezerra
Palavras-chave: Políticas Públicas; Currículo de Pernambuco; Novo Ensino Médio
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga. Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este texto investiga o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com base na presença de influências gerencialistas. Realizou-se um estudo do horizonte teórico-bibliográfico, buscando entender perspectivas pedagógicas relevantes, assim como o percurso das políticas públicas educacionais. Também foram analisados documentos nos quais o currículo é embasado, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei 13.415/2017. Conclui-se que elementos como a ênfase nas competências e habilidades pautam-se na Pedagogia das Competências, abordagem associada às perspectivas mercadológicas e à preparação do indivíduo para demandas do mercado de trabalho. Ademais, o currículo defende em princípios associados à educação republicana, o que se revela superficial pela ausência de oportunidades reais de superação das desigualdades socioeducacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149
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