Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149
Compartilhe esta página
Título: | Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades? |
Autor(es): | BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga Bezerra |
Palavras-chave: | Políticas Públicas; Currículo de Pernambuco; Novo Ensino Médio |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga. Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este texto investiga o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com base na presença de influências gerencialistas. Realizou-se um estudo do horizonte teórico-bibliográfico, buscando entender perspectivas pedagógicas relevantes, assim como o percurso das políticas públicas educacionais. Também foram analisados documentos nos quais o currículo é embasado, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei 13.415/2017. Conclui-se que elementos como a ênfase nas competências e habilidades pautam-se na Pedagogia das Competências, abordagem associada às perspectivas mercadológicas e à preparação do indivíduo para demandas do mercado de trabalho. Ademais, o currículo defende em princípios associados à educação republicana, o que se revela superficial pela ausência de oportunidades reais de superação das desigualdades socioeducacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANA_TCC_final_assinado (1).pdf | 354,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons