Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149

Comparte esta pagina

Título : Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?
Autor : BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga Bezerra
Palabras clave : Políticas Públicas; Currículo de Pernambuco; Novo Ensino Médio
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga. Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este texto investiga o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com base na presença de influências gerencialistas. Realizou-se um estudo do horizonte teórico-bibliográfico, buscando entender perspectivas pedagógicas relevantes, assim como o percurso das políticas públicas educacionais. Também foram analisados documentos nos quais o currículo é embasado, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei 13.415/2017. Conclui-se que elementos como a ênfase nas competências e habilidades pautam-se na Pedagogia das Competências, abordagem associada às perspectivas mercadológicas e à preparação do indivíduo para demandas do mercado de trabalho. Ademais, o currículo defende em princípios associados à educação republicana, o que se revela superficial pela ausência de oportunidades reais de superação das desigualdades socioeducacionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOANA_TCC_final_assinado (1).pdf354,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons