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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63173
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Elba Ravane Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T21:52:14Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T21:52:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | RAVANE, Elba R. Alves Amorim. Epistemologias da pós-graduação em educação na interiorização das universidades federais do Nordeste no Brasil: uma análise a partir da produção do conhecimento sobre gênero e feminismos. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63173 | - |
dc.description | AMORIM, Elba Ravane Alves, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RAVANE, Elba R. Alves Amorim. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese foca na configuração das epistemologias nos Programas de Pós- graduação em Educação das universidades federais do Nordeste do Brasil criadas a partir da política de interiorização (2003), analisando a produção do conhecimento sobre gênero e feminismos. O objetivo analisar como se configura a produção do conhecimento em Gênero e Feminismos nos Programas de Pós- graduação em Educação das universidades federais criadas a partir da política de interiorização (2003) na região Nordeste do Brasil, investigando em que medida os estudos em gênero e feminismo contribuem para a construção de epistemologias disruptivas e para a inclusão de novas vozes na pós-graduação em Educação. Os objetivos específicos foram os seguintes: Identificar as universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização que tenham Programas de Pós-graduação em educação; b) Mapear as linhas de pesquisa presentes nos Programas de Pós-graduação em Educação das universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização; c) Analisar a produção de teses e dissertações elaboradas nos Programas de Pós-graduação em Educação das universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização, que abordem de maneira direta ou indireta as questões de Gênero e Feminismo; e d) Analisar o perfil de gênero das lideranças nos grupos de pesquisa em gênero e feminismo na pós-graduação em Educação no interior do Nordeste do Brasil, investigando as contribuições para a promoção da igualdade de gênero e o impacto de suas práticas acadêmicas e sociais na construção de epistemologias emancipadoras no âmbito do Programa de Interiorização. Utilizando metodologias feministas e análise documental, a pesquisa revela que, entre os dois primeiros mandatos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), foram criados 70 programas e cursos no Nordeste, dos quais 12 são Programas de Pós-graduação em Educação, distribuídos entre os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará, em seis universidades. Não foram identificados Programas de Pós-graduação em Educação em estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe. Ao mapear os Grupos de Pesquisa nas áreas de gênero, feminismo e sexualidade, a pesquisa identificou sete grupos relacionados a essas temáticas. A análise do Currículo Lattes de 11 lideranças dos grupos revelou que as novas universidades e campi criaram rupturas significativas nos espaços tradicionais de produção do conhecimento, através dos 44 projetos de extensão, 88 projetos de pesquisa, 186 artigos científicos publicados em periódicos, 90 dissertações e 24 teses, das quais 23 estão em andamento e apenas uma foi concluída. Esses estudos desafiaram a concepção convencional de quem são os sujeitos da produção científica e trouxeram à tona objetos de estudo antes negligenciados, como violência doméstica, economia periférica, sexualidade, pessoas trans, educação popular, culturas do funk e hip hop, juventude negra, povos quilombolas e a atuação de feirantes e artesãs. Como resultado, emergiu uma epistemologia disruptiva, evidenciando novas perspectivas e vozes na academia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Política interiorização das universidades federais | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Feminismos | pt_BR |
dc.title | Epistemologias da pós-graduação em educação na interiorização das universidades federais do Nordeste no Brasil : uma análise a partir da produção do conhecimento sobre gênero e feminismos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6495544715832267 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis focuses on the configuration of epistemologies in the Graduate Programs in Education of federal universities in the Northeast of Brazil created under the interiorization policy (2003), analyzing the production of knowledge on gender and feminism. The aim is to analyze how the production of knowledge in Gender and Feminisms is configured in the Graduate Programs in Education of federal universities created under the interiorization policy (2003) in the Northeast region of Brazil, investigating to what extent studies in gender and feminism contribute to the construction of disruptive epistemologies and to the inclusion of new voices in graduate education. The specific objectives were as follows: a) Identify the universities and campuses in the Northeast of Brazil created within the framework of the Interiorization Program that have Graduate Programs in Education; b) Map the research lines present in the Graduate Programs in Education of universities and campuses in the Northeast of Brazil created within the framework of the Interiorization Program; c) Survey the production of theses and dissertations developed in the Graduate Programs in Education of universities and campuses in the Northeast of Brazil created within the framework of the Interiorization Program, addressing gender and feminism issues either directly or indirectly; and d) Analyze the gender profile of leaders in gender and feminism research groups in graduate education in the interior of the Northeast of Brazil, investigating their contributions to promoting gender equality and the impact of their academic and social practices in the construction of emancipatory epistemologies within the framework of the Interiorization Program. Using feminist methodologies and documentary analysis, the research reveals that, during the first two terms of Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), 70 programs and courses were created in the Northeast, of which 12 are Graduate Programs in Education, distributed across the states of Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, and Ceará, in six universities. No Graduate Programs in Education were identified in states such as Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, and Sergipe. Mapping the Research Groups in the areas of gender, feminism, and sexuality, the research identified seven groups related to these themes. The analysis of the Lattes Curriculum of 11 group leaders revealed that the new universities and campuses created significant ruptures in traditional spaces of knowledge production, through 44 extension projects, 88 research projects, 186 scientific articles published in journals, 90 dissertations, and 24 theses, of which 23 are in progress and only one has been completed. These studies challenged the conventional conception of who the subjects of scientific production are and brought to light previously neglected objects of study, such as domestic violence, peripheral economy, sexuality, transgender people, popular education, funk and hip hop cultures, black youth, quilombola communities, and the work of market vendors and artisans. As a result, a disruptive epistemology emerged, highlighting new perspectives and voices in academia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA |
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