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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63174
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria José dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T21:59:33Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T21:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José dos. Iyá Olúkó: trajetórias epistêmicas de mulheres negras dos terreiros e suas influências nas práticas docentes antirracistas. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63174 | - |
dc.description.abstract | Esta tese tem por título, Iyá Olùkó: trajetórias epistêmicas de mulheres negras dos terreiros e suas influências nas práticas docentes antirracistas. Estabelecemos aqui de que forma se dão os processos de educação pós-colonialistas a partir dos saberes conduzidos, vividos e ensinados nos terreiros de Candomblé por mulheres e Iyás negras, em todo trajeto de aprendizados compartilhados, vivenciados e experimentados no chão dos terreiros e ampliados para vivências nas salas de aula e nas práticas dessas mesmas Iyás. Ao dar conta dessas temáticas silenciadas, tangenciamos a questão que toca na compreensão de como novas políticas públicas para a educação são viabilizadas e garantidas a partir do histórico de sabedoria advindos dos terreiros de Candomblé e de sua aplicação em processos de educação formal e informal, como um ganho para o campo pedagógico mais diversos, inclusivo e acolhedor. Para tanto, seguimos uma metodologia ancorada na observação das práticas e da tradição da ancestralidade vividas nos terreiros de candomblé e mencionados nessa pesquisa, ancorada nos estudos pós-coloniais, mais especificamente, no eixo da decolonialidade, que traz as realidades do Poder, do Ser, do Saber e da Natureza, que permitirão a visibilidade do que estamos tratando através dos relatos de vivências com os Orixás nos terreiros e nas observações das práticas docentes de mulheres Iyás que podem ser classificadas, a contento, como práticas docentes antirracistas. Ver-se-á ainda, como esses saberes são vivenciados nos terreiros, bem como as formas para que uma atuação diferenciada nas práticas educativas nas escolas e universidades públicas possam ser endossadas como atividades bem vindas. Deste modo, o procedimento de nossa pesquisa caracteriza-se pela forma humanizada com a qual encaramos as relações entre pesquisadores e contribuintes. Pretende-se com esse estudo que se compreenda como esse pertencimento aos terreiros faz a diferença nas práticas docentes antirracistas das Iyás, nas escolas e universidades. Assim, essas mulheres ressignificam e dão à dimensão das vivências no terreiro e na vida pedagógica, isto é, em seus trabalhos como docentes. Portanto, este trabalho tem, entre seus objetivos, ser uma proposta de compreensão sobre a forma como as mulheres negras de Axé podem contribuir com suas práticas docentes antirracistas nas escolas e universidades públicas para o estabelecimento de políticas públicas educacionais, que viabilizem a inserção dessas práticas enquanto uma pedagogia implementada na educação formal brasileira. Esta tese configura-se também como uma forma de refletir até que ponto podemos repensar as políticas educacionais nas instituições de ensino, a partir da percepção de como os valores epistêmicos advindos das realidades das/os subalternizadas/os, especialmente das práticas docentes antirracistas de mulheres negras de terreiros, podem atuar nas propostas pedagógicas, em um cenário que ampliar as possíveis intervenções nas políticas públicas educacionais nas esferas, sociais, culturais e religiosas. E, deste modo, reconhecer as contribuições para as relações étnico-raciais das práticas docentes das mulheres negras de terreiros em escolas e universidades públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática-Docente | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.title | Iyá Olúkó: trajetórias epistêmicas de mulheres negras dos terreiros e suas influências nas práticas docentes antirracistas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8059589921310419 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis has as its theme, Iyá Olùkó: epistemic trajectories of black women from terreiros and their influences on anti-racist teaching practices. We establish here how post-colonialist education processes take place based on the knowledge conducted, lived and taught in Candomblé terreiros, by black women and Iyás, throughout the journey of shared learning, lived and experienced on the ground of the terreiros and expanded to experiences in classrooms and in the practices of these same Iyás. In addressing these silenced themes, we touch on the issue that touches on understanding how new public policies for education are made viable and guaranteed based on the history of wisdom arising from Candomblé terreiros and their application in formal and informal education processes, such as a gain for a more diverse, inclusive and welcoming pedagogical field. To this end, we follow a methodology anchored in the observation of the practices and tradition of ancestry lived in Candomblé territory and mentioned in this research, anchored in post-colonial studies, more specifically, in the axis of decoloniality, which brings the realities of Power, Being , Knowledge and Nature, which will allow visibility of what we are dealing with through reports of experiences with the Orixás in the terreiros and observations of the teaching practices of Iyá women that can be satisfactorily classified as anti-racist teaching practices. It will also be seen how this knowledge is experienced in the terreiros, as well as the ways in which a differentiated performance in educational practices in public schools and universities can be endorsed as welcome activities. In this way, our research procedure is characterized by the humanized way in which we view relationships between researchers and contributors. The aim of this study is to understand how this belonging to the terreiros makes a difference in the anti-racist teaching practices of the Iyás in schools and universities and what meanings these women give to the dimension of experiences in the terreiro and in their pedagogical life, that is, in their jobs as teachers. Therefore, this work has, among its objectives, to be a proposal for understanding how black women from Axé can contribute with their anti-racist teaching practices in public schools and universities to the establishment of public educational policies that enable the insertion of these practices as a pedagogy implemented in Brazilian formal education. This thesis is also a way of reflecting to what extent we can rethink educational policies in educational institutions, based on the perception of how epistemic values arising from the realities of subordinated people, especially anti-racist teaching practices of women black women from terreiros, can act on pedagogical proposals, with a view to expanding possible interventions in public educational policies in the social, cultural and religious spheres. And, in this way, recognize the contributions to ethnic-racial relations of the teaching practices of black women from terreiros in public schools and universities. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA |
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