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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI NETO, Rafael-
dc.contributor.authorPEREIRA, Vinícius Alves-
dc.date.accessioned2025-05-14T16:16:09Z-
dc.date.available2025-05-14T16:16:09Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Vinícius Alves. Controle digital de robôs de locomoção diferencial da categoria VSSS. 2025. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geocoências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63210-
dc.description.abstractA tração diferencial é um dos modelos de locomoção com rodas mais difundidos no mundo e, naturalmente, é um dos modelos de locomoção mais utilizados em robôs móveis. Este tipo de robô é bastante usado por poder realizar ações diversas em diferentes tipos de terreno dependendo da sua estrutura locomotora. Essa estrutura locomotora costuma utilizar rodas que atuam, comumente independentes entre si, o que se denomina como locomoção diferencial. Uma vez que a automação do movimento desses robôs é um tópico bastante abordado na literatura, é extremamente importante um estudo da locomoção diferencial das rodas desse tipo de robô. Nesse contexto, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo implementar um controlador digital para controlar a movimentação de um robô jogador de futebol da categoria VSSS (Very Small Size Soccer). Para esse propósito, elaboram-se as formulações de cinemática inversa e direta para estabelecimento das velocidades nas rodas e implementando o sensoriamento através de encoders para realimentar o sistema de controle. Os resultados do presente trabalho demonstram que, ao comandar um robô da categoria VSSS em malha aberta a se locomover em linha reta, ele comumente traça trajetórias curvilíneas. Isso ocorre por conta de seus motores normalmente apresentarem características dinâmicas diferentes. Por outro lado, os resultados experimentais e de simulação demonstraram que, ao projetar um controlador digital, em malha fechada, torna-se possível realizar efetivamente trajetórias retilíneas.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTração diferencialpt_BR
dc.subjectRobôs móveispt_BR
dc.subjectControle digitalpt_BR
dc.subjectCategoria VSSSpt_BR
dc.subjectCinemática inversapt_BR
dc.subjectEncoderspt_BR
dc.titleControle digital de robôs de locomoção diferencial da categoria VSSSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3523655840864687pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0686917335916439pt_BR
dc.description.abstractxDifferential traction is one of the most widespread wheeled locomotion models around the world and, naturally, it is one of the locomotion models commonly used in mobile robots. This kind of robot is very used due to its various actions on different terrains depending of its locomotion structure. The locomotion structure is often composed of wheels, commonly independent form each other, which is known as differential locomotion. Since automation of mobile robots is always desired, it is extremely important to study the differential locomotion of this type of robot. In this context, the present final paper has the goal of develop a digital control to control the movement of a soccer player robot from the VSSS (Very Small Size Soccer) category. For this purpose, direct and inverse kinematic formulations are developed to establish wheels speed which are sensored through encoders to feedback the control system. The results from the present paper show that a robot from the VSSS category often does a curved trajectory when commanded, in open loop control, to do a straight trajectory. This may happen because the wheels engines normally have different dynamic particularities. On the other side, the experimental and simulated results show that, with a digital control implemented in closed loop control, it is possible to effectively do a straight trajectory.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Controle e Automação

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