Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215

Comparte esta pagina

Título : A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano.
Autor : SILVA, Maria Iara da
Palabras clave : Aprendizagem; Educação de jovens e adultos; Ensino da matemática
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SILVA, Maria Iara da. A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O ensino da matemática na Educação para Jovens e Adultos (EJA) passou por mudanças significativas ao longo dos anos, porém não foram suficientes para sanar as dificuldades apresentas no que concerne o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Este trabalho teve como problema a seguinte questão: "Quais as dificuldades de um grupo de estudantes da EJA de uma escola pública municipal, do agreste pernambucano, em relação a aprendizagem da Matemática?”. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, descritiva, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado numa turma de EJA com 20 alunos. Os resultados expõem que os alunos são, em sua maioria, adultos acima de 30 anos e conciliam o estudo com o trabalho, a renda média está situada entre 1 e 3 salários-mínimos. Os principais motivos de retornarem os estudos se referem ao mercado de trabalho e a aquisição de conhecimentos. Estes estudantes possuem dificuldade na aprendizagem da matemática, seja por não compreender a disciplina ou ter vergonha ou medo de tirar as dúvidas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MARIA IARA DA SILVA.pdf501,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons