Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63256

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Cláudia-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Maria Laisa de Melo-
dc.date.accessioned2025-05-15T12:15:24Z-
dc.date.available2025-05-15T12:15:24Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-04-23-
dc.identifier.citationWANDERLEY, Maria Laisa de Melo. Análise da gestão de uma empresa familiar comercial do setor de confecções, em Brejo da madre de Deus. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63256-
dc.description.abstractObjetivamos nesta pesquisa analisar as características e desafios da gestão de uma empresa familiar do setor de confecções em Brejo da Madre de Deus – PE. Para isso, o estudo adotou uma abordagem qualitativa básica, sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista direta, conduzida com a proprietária da organização no mês de março de 2025, permitindo identificar percepções e práticas relacionadas à gestão do negócio familiar. Por fim, os resultados indicam que a empresa analisada ainda mantém características típicas de negócios familiares, como a centralização da gestão e a forte influência dos fundadores.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.subjectGestão da empresa familiarpt_BR
dc.subjectFamiliapt_BR
dc.subjectNegócios no agreste de Pernambucopt_BR
dc.titleAnálise da gestão de uma empresa familiar comercial do setor de confecções, em Brejo da Madre de Deus.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4458923193918765pt_BR
dc.description.abstractxFamily businesses play a crucial role in the Brazilian economy, accounting for 90% of the country's businesses and contributing 65% of GDP. Despite their importance, they face specific management challenges, such as a lack of clear rules, the mixing of personal and business accounts, job hunting and a lack of succession planning. In addition, family conflicts and power struggles can compromise their sustainability. In this way, the aim of this research was to analyze the characteristics and challenges of managing a family business in the clothing sector in Brejo da Madre de Deus - PE. To this end, the study adopted a monographic, qualitative and descriptive method, using interviews as the main data collection instrument. Finally, the results indicate that the company analyzed still retains typical family business characteristics, such as centralized management and the strong influence of the founders.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Laisa de Melo Wanderley.pdf963,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons