Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63269

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorCAPELLA, Marco Antonio de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-05-16T12:06:09Z-
dc.date.available2025-05-16T12:06:09Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.date.submitted2025-05-15-
dc.identifier.citationCAPELLA, Marco Antonio de Carvalho. Riscos psicossociais sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho na rotina laboral dos professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63269-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar os riscos psicossociais que os professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encontram no seu ambiente laboral, sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com coleta de dados por meio de aplicação de um questionário denominado PROART – Protocolo de Avaliação de Riscos Psicossociais. O questionário foi enviado por correio eletrônico para 36 professores do curso de Ciências Contábeis da UFPE, tendo alcançado um total de 15 questionários respondidos, representando 41,67% do total. O questionário foi composto por 5 seções: Avaliação do Contexto de Trabalho; Avaliação do Estilo de Gestão da Organização; Avaliação das Vivências em relação ao Trabalho; Avaliação de Problemas Físicos, Psicológicos e Sociais provocados pelo Trabalho; e Identificação do Perfil do docente. De um modo geral, a pesquisa apresentou um resultado positivo quanto aos indicadores de saúde e riscos psicossociais estudados. Em todas as escalas observadas o resultado foi satisfatório, cabendo a única ressalva em relação ao fator de Estilo Coletivista na Escala de Estilo de Gestão que apresentou um resultado mediano. Apesar de esse resultado não poder ser considerado como negativo, requer, entretanto, ações que visem a uma melhoria no que se refere ao engajamento subjetivo dos trabalhadores. Deve-se ressaltar, também, que alguns itens dos fatores das escalas estudadas apresentaram risco médio, o que representa um estado de alerta para os riscos psicossociais no trabalho, demandando intervenções a curto e médio prazo pela instituição.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicodinâmica do Trabalhopt_BR
dc.subjectOrganização do Trabalhopt_BR
dc.subjectEstilos de gestãopt_BR
dc.subjectDanos relacionados ao Trabalhopt_BR
dc.subjectSofrimento patogênico no Trabalhopt_BR
dc.subjectPerfil dos professorespt_BR
dc.titleRiscos psicossociais sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho na rotina laboral dos professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1127534957296443pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify the psychosocial risks that Accounting Science professors at the Federal University of Pernambuco (UFPE) encounter in their work environment, from the perspective of Work Psychodynamics. In this context, an exploratory and descriptive bibliographical research was carried out with data collection through the application of a questionnaire called PROART – Psychosocial Risk Assessment Protocol. The questionnaire was sent by e-mail to 36 Accounting Science professors at UFPE, reaching a total of 15 answered questionnaires, representing 41.67% of the total. The questionnaire consisted of 5 sections: Assessment of the Work Context; Assessment of the Organization's Management Style; Assessment of Experiences in Relation to Work; Assessment of Physical, Psychological and Social Problems Caused by Work; and Identification of the Professor’s Profile. In general, the research presented a positive result regarding the health indicators and psychosocial risks studied. In all scales observed, the result was satisfactory, with the only caveat being the Collectivist Style factor in the Management Style Scale, which presented a medium result. Although this result cannot be considered negative, it does require actions aimed at improving the subjective engagement of workers. It should also be noted that some items in the factors of the scales studied presented a medium risk, which represents a state of alert for psychosocial risks at work, requiring short- and medium-term interventions by the institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Riscos Psicossociais sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho_versão final_08mai25.pdf343,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons