Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63279
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | LEMOS, Thomás André Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T21:17:26Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T21:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-16 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Thomás André Soares de. A pipa como brinquedo cultural na socialização de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura. 2025. 32 p. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63279 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a pipa como brinquedo cultural e sua influência no processo de socialização em crianças e adolescentes. O trabalho de pesquisa o qual foi realizado está baseado numa revisão narrativa da literatura, com os artigos selecionados de fontes acadêmicas como, Scielo, Periódicos UFMG, CORE e no site de pesquisa Google Acadêmico. Após a leitura dos títulos e resumos dos artigos científicos foi realizada a leitura completa dos artigos para sintetizar os conhecimentos disponíveis sobre o assunto apresentado. Foi possível analisar a interseção entre a vivência de soltar pipa e a interação entre crianças e adolescentes de diferentes grupos sociais. Ao se observar os trabalhos analisados, nota-se que a pipa, enquanto brinquedo cultural, transcende fronteiras geográficas e socioeconômicas, sendo uma atividade inclusiva que proporciona às crianças e adolescentes a oportunidade de se envolverem com sua comunidade e herança cultural. Através dessa prática lúdica, eles aprendem a valorizar a tradição, respeitar diferenças e criar laços com outras gerações. Porém, se deve destacar que a crescente urbanização, a tecnologia e até o aumento da violência pode ser uma ameaça e acabar afetando a popularidade dessa prática entre as gerações mais novas e as que estão por vir. A revisão dos trabalhos que foram identificados como elegível para a pesquisa proporcionou a compreensão da relação entre a pipa e as habilidades socioemocionais, o que nos permite considerar que a pipa é um valioso recurso para estimular a expressão de habilidades socioemocionais como colaboração, socialização, criatividade, autoconfiança, controle emocional, empatia, compreensão, cooperação, as quais foram identificadas através de observações e questionários, e que irão contribuir de forma enriquecedora para desenvolvimento das competências socioemocionais de crianças e adolescentes. Se torna importante reconhecer e promover essa tradição cultural, explorando estratégias para integrá-la harmoniosamente ao cenário moderno, por meio da educação e do brincar social, garantindo assim que suas contribuições positivas continuem a beneficiar as gerações atuais e as futuras gerações. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | pipa | pt_BR |
dc.subject | brinquedo cultural | pt_BR |
dc.subject | habilidades socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | infância | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.title | A pipa como brinquedo cultural na socialização de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3908314595169634 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9851182913214657 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study explores the kite as a cultural toy and its influence on the socialization process of children and adolescents. The research is based on a narrative literature review, with articles selected from academic sources such as Scielo, Periódicos UFMG, CORE and Google Scholar. After reviewing the titles and abstracts of the scientific articles, a full reading was conducted to synthesize the available knowledge on the topic. The analysis revealed the intersection between the experience of flying kites and the interaction among children and adolescents from different social groups. The studies show that the kite, as a cultural toy, transcends geographical and socioeconomic boundaries, serving as an inclusive activity that allows children and adolescents to engage with their community and cultural heritage. Through this playful practice, they learn to appreciate tradition, respect differences, and build connections across generations. However, increasing urbanization, technological advancements, and rising violence may pose a threat to this tradition, potentially reducing its popularity among current and future generations. The review of the studies identified as eligible for the research provided an understanding of the relationship between the kite and socio-emotional skills, which allows us to consider the kite a valuable resource for stimulating the expression of socio-emotional skills such as collaboration, socialization, creativity, self-confidence, emotional control, empathy, understanding, and cooperation. These skills were identified through observations and questionnaires and will contribute in a meaningful way to the development of socio-emotional competencies in children and adolescents. It is therefore important to recognize and promote this cultural tradition, exploring strategies to integrate it harmoniously into the modern context through education and social play, ensuring that its positive contributions continue to benefit both current and future generations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thomás S. - TCC FINAL.pdf | 855,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons