Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Onilda Gomes-
dc.contributor.authorGrangeiro, Carlos Eduardo Gonçalves Santos-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:24:45Z-
dc.date.available2025-05-19T17:24:45Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationGrangeiro, Carlos Eduardo Gonçalves Santos. Uma paisagem em movimento: requalificação paisagística para o baixio do viaduto da Av. Caxangá/BR-101. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63293-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma requalificação paisagística para o baixio do Viaduto da Av. Caxangá/BR-101-Recife/PE, visando transformar um espaço urbano residual e subutilizado em um ambiente integrado, funcional e socialmente apropriado pela população local. O estudo parte do reconhecimento de que os viadutos, embora essenciais para a mobilidade urbana, geram espaços ociosos e negligenciados em seus baixios. Objetiva-se, portanto, desenvolver uma proposta de intervenção paisagística considerando características socioambientais, fluxos urbanos e valores paisagísticos locais. Como procedimentos metodológicos, realiza-se uma análise espacial a partir de mapeamentos que orientaram na compreensão do problema e identificação dos elementos estruturadores do projeto; visitas ao local, realizando-se registros fotográficos e levantamento de dados para compreensão do espaço da paisagem local. Enquanto ação projetual, inspira-se em casos referenciais (Índia, Brasil e Recife), nas conversas informais com usuários do espaço o que veio atestar usos e funções já consolidadas (comércio informal e áreas de convivência). O estudo se fundamenta teoricamente no pensamento de paisagem de Jean-Marc Besse, Kevin Lynch e a compreensão dos espaços livres públicos enquanto sistema, utilizando-se os conceitos estudados por Sá Carneiro e Tardin, assim como as ideias de Burle Marx no que tange ao desenho das formas e a vegetação nativa proposta. Nesse sentido, a proposta, busca reconectar as margens segregadas pelo viaduto, promovendo a integração socioespacial e a valorização da paisagem. As diretrizes para a proposta paisagística sintetizam a consolidação dos usos e funções sociais e artísticas (arte urbana dos murais) já estabelecidas no local. Propõe-se, assim, a criação de espaços de convivência, implantação de vegetação nativa para conforto térmico e estético, incorporação de mobiliário urbano e a manutenção do comércio informal, reorganizados de forma a garantir melhores condições socioambientais e paisagísticas. O projeto também contempla melhoria da iluminação pública e implantação de ciclovias, alinhando-se aos princípios de acessibilidade e mobilidade urbana ativa.pt_BR
dc.format.extent65 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaixio de Viadutopt_BR
dc.subjectRequalificação paisagísticapt_BR
dc.subjectEspaços livres públicospt_BR
dc.subjectPaisagismopt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.titleUma paisagem em movimento: requalificação paisagística para o baixio do viaduto da Av. Caxangá/BR-101pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGalera, Izabella-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0445963373986939pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9244839409128306pt_BR
dc.description.abstractxThis study proposes a landscape requalification for the underpass area of the Caxangá Avenue/BR-101 viaduct in Recife, PE, aiming to transform an underutilized residual urban space into an integrated, functional, and socially appropriated environment for the local population. The research acknowledges that while viaducts are essential for urban mobility, they often generate neglected and idle spaces beneath them. The objective is to develop a landscape intervention proposal that considers socio-environmental characteristics, urban flows, and local landscape values. Methodologically, the study employs spatial analysis through mapping to understand the problem and identify structural elements of the project, along with site visits, photographic documentation, and data collection to assess the local landscape. The design approach is inspired by reference cases (India, Brazil, and Recife) and informal conversations with space users, which confirmed existing uses and functions (informal commerce and gathering areas). The theoretical framework is based on Jean-Marc Besse and Kevin Lynch’s landscape theories, the understanding of public open spaces as a system (Sá Carneiro and Tardin), and Burle Marx’s ideas on form design and native vegetation. Thus, the proposal seeks to reconnect the segregated margins of the viaduct, promoting socio-spatial integration and landscape valorization. The guidelines for the landscape design synthesize the consolidation of established social and artistic functions (urban mural art) while introducing gathering spaces, native vegetation for thermal and aesthetic comfort, urban furniture, and the reorganization of informal commerce to improve socio-environmental conditions. The project also includes improved public lighting and the implementation of bike lanes, aligning with accessibility and active urban mobility principles.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0864289302582197pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carlos Eduardo Gonçalves Santos Grangeiro.pdf6,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons