Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63297
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MANDÚ, Thamyris | - |
dc.contributor.author | LIMA, Fabiana | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T18:10:26Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T18:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-17 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fabiana. Desafios da Gestão Escolar na Promoção da Saúde Mental Docente: Entre a Identificação do adoecimento mental e a Aplicação de Estratégias Efetivas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63297 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, buscou-se investigar o papel dos gestores escolares na identificação e minimização do adoecimento mental docente. Com base na pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário aos gestores escolares das escolas municipais da área urbana do município de Goiana, Pernambuco, totalizando 12 participantes. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática de conteúdo de Bardin (1977). Como resultado, a pesquisa revelou que os gestores escolares associam à sobrecarga, às mudanças educacionais e à desvalorização da carreira docente as principais causas do adoecimento mental dos professores. Identificou-se, ainda, que os gestores já participaram de formações sobre a temática em pauta e conhecem ações e estratégias positivas para a promoção da saúde mental docente. Contudo, este estudo revelou desafios para a implementação dessas ações, a ausência da aplicação dos conhecimentos decorrentes das formações sobre saúde mental docente tem como principais causas a sobrecarga dos gestores e a ausência de suporte estruturado e adequado da rede de ensino. Dessa forma, a aplicação de estratégias efetivas para a minimização do adoecimento mental docente é um desafio complexo para a gestão escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento mental docente | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão escolar na promoção da saúde mental docente: entre a identificação do adoecimento mental e a aplicação de estratégias efetivas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7052921166435159 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Não se aplica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fabiana Lima dos Santos.pdf | 284,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons