Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63314

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Eduardo Francisco da-
dc.date.accessioned2025-05-20T11:19:02Z-
dc.date.available2025-05-20T11:19:02Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Eduardo Francisco da. Compra online no cartão de crédito e impacto no bem-estar financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPE - CAA. 2025. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63314-
dc.description.abstractO presente estudo investiga acerca de como o uso do cartão de crédito em compras online impacta o bem-estar financeiro de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco – CAA. Pois o endividamento entre universitários é comum e pode ser agravado pela facilidade ao crédito, inexperiência financeira e estratégias de marketing digital. A pesquisa com abordagem quantitativa e amostra não probabilística, o qual é utilizado o método survey com questionário estruturado aplicado por meio do Google Forms. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 56 estudantes universitários maiores de 18 anos, com experiência no uso de crédito. Sendo então utilizado um questionário online com escalas validadas para mensurar percepção de valor do crédito, gratidão do consumidor, atitude frente ao endividamento, bem-estar financeiro, compras online e uso do cartão. Os principais resultados indicam que o uso do cartão de crédito está relacionado a um indício de ausência do planejamento financeira, impulsividade e comprometimento do bem-estar, revelando percepções ambíguas sobre o crédito. O estudo evidencia a relevância do planejamento para um uso mais consciente do cartão. Além disso, destaca-se que 44,6% dos estudantes afirmaram não ter sobra de dinheiro ao final do mês, e 71,4% consideraram as compras online estimulantes, o que reforça a relação entre prazer no consumo digital e o uso não planejado do cartão. O estudo também revelou que estudantes de períodos mais avançados tendem a apresentar maior criticidade em relação ao uso do crédito, indicando que a experiência prática acentua a percepção dos riscos. Em contraposição, a gratidão pelo crédito é mais evidente entre os estudantes em fases iniciais. Assim, fica evidente que o uso do cartão de crédito em compras online pode comprometer diretamente a estabilidade financeira e emocional dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBem-estar financeiropt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCompras onlinept_BR
dc.titleCompra online no cartão de crédito e impacto no bem-estar financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPE - CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates how the use of credit cards for online purchases impacts the financial well-being of students at the Federal University of Pernambuco – CAA. Indebtedness among university students is common and can be worsened by easy access to cred it, financial inexperience, and digital marketing strategies. The research adopted a quantitative approach with a non-probabilistic sample, using the survey method with a structured questionnaire applied via Google Forms. The sample, selected by convenience, consisted of 56 university students over 18 years old, all with credit usage experience. A validated online questionnaire was used to measure credit value perception, consumer gratitude, attitude toward indebtedness, financial well-being, online shopping, and credit card use. The main findings indicate that credit card use is associated with a lack of financial planning, impulsiveness, and compromised well-being, revealing ambiguous perceptions of credit. The study highlights the importance of planning for more conscious credit card usage. Furthermore, 44.6% of the students reported having no money left at the end of the month, and 71.4% considered online shopping stimulating, reinforcing the link between the pleasure of digital consumption and unplanned credit use. The study also found that students in more advanced academic periods tend to be more critical of credit usage, suggesting that practical experience heightens risk awareness. In contrast, gratitude for credit is more evident among students in earlier stages. Thus, it becomes clear that credit card use for online purchases can directly compromise students’ financial and emotional stability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDO FRANCISCO DA SILVA NETO.pdf558,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons