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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63346

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Leônio José Alves da-
dc.contributor.authorSTEIN, Laura Beatriz Silva de Sant'ana-
dc.date.accessioned2025-05-21T23:06:32Z-
dc.date.available2025-05-21T23:06:32Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.date.submitted2025-05-21-
dc.identifier.citationSTEIN, Laura Beatriz Silva de Sant'ana. Direito da Criança e do Adolescente e as medidas socioeducativas: análise do sistema socioeducativo pernambucano e a aplicação prática dos princípios de proteção à infância nas varas do Município de Recife. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63346-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação prática dos princípios de proteção à infância e juventude nas varas de execução de medidas socioeducativas (MSEs) da circunscrição judiciária do Município de Recife, em Pernambuco. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica e documental, com levantamento de obras e análise de documentos jurídicos, imagens e outros materiais pertinentes, adotando uma abordagem qualitativa para compreender o impacto das práticas socioeducativas na reintegração dos adolescentes em conflito com a lei. O estudo parte da premissa de que a proteção à infância e juventude, conforme estabelecido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), deve ser aplicada de maneira que respeite os direitos fundamentais dos jovens, garantindo a individualização das medidas, a não discriminação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nesse contexto, a pesquisa busca compreender como essas diretrizes são operacionalizadas nas práticas cotidianas das varas de execução e acompanhamento das MSEs. O trabalho constatou que, em Recife, há uma eficaz articulação das práticas e projetos que subsidiam o programa de atendimento socioeducativo, com ênfase nos princípios estabelecidos pela legislação vigente. A pesquisa destacou a importância do acompanhamento contínuo e multidisciplinar das medidas, com a constante reavaliação do cumprimento das metas do Plano Individual de Atendimento (PIA), demonstrando a preocupação com a excepcionalidade, brevidade e proporcionalidade das medidas, conforme preconizado pela Lei do SINASE. Além disso, a individualização do atendimento, centrada nas necessidades específicas de cada adolescente, se reflete nas práticas pedagógicas, nos cursos de capacitação profissional e nas oficinas oferecidas nas unidades de atendimento. Tais iniciativas evidenciam a busca pela reintegração social dos adolescentes, respeitando suas capacidades e potencialidades, em consonância com os princípios de não discriminação, proporcionalidade e do melhor interesse do jovem. Outro ponto relevante foi a análise da integração dos serviços de proteção oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A utilização do aplicativo Conecta Recife facilita o acesso a esses serviços e assegura que o adolescente e sua família recebam o suporte necessário para sua proteção em situações de risco, alinhando-se ao princípio da proteção integral. Em síntese, a pesquisa demonstrou que os princípios da excepcionalidade, brevidade, proporcionalidade, individualização, municipalização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários são efetivamente aplicados nas práticas socioeducativas de Recife, evidenciando o compromisso das varas de execução de MSEs com a garantia dos direitos dos adolescentes e sua reintegração social.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectprincípios de proteçãopt_BR
dc.subjectinfância e juventudept_BR
dc.subjectsistema socioeducativopt_BR
dc.titleDireito da Criança e do Adolescente e as medidas socioeducativas: análise do sistema socioeducativo pernambucano e a aplicação prática dos princípios de proteção à infância nas varas do Município de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3587910414477402pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the practical application of child and youth protection principles in the execution courts of socio-educational measures (MSEs) in the judicial district of the Municipality of Recife, Pernambuco. The research is based on bibliographical and documentary review, gathering relevant works and analyzing legal documents, images, and other pertinent materials, adopting a qualitative approach to understand the impact of socioeducational practices on the reintegration of adolescents in conflict with the law. The study starts from the premise that child and youth protection, as established by the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent (ECA), and the National System of Socio-Educational Care Law (SINASE), must be applied in a manner that respects the fundamental rights of young people, ensuring individualization of measures, nondiscrimination, and the strengthening of family and community bonds. In this context, the research seeks to understand how these guidelines are operationalized in the daily practices of the execution and monitoring courts of MSEs. The study found that in Recife, there is effective coordination of practices and projects that support the socio-educational care program, with an emphasis on principles established by the current legislation. The research highlighted the importance of continuous and multidisciplinary monitoring of the measures, with constant reassessment of the fulfillment of goals in the Individualized Service Plan (PIA), demonstrating concern with exceptionality, brevity, and proportionality, as prescribed by the SINASE Law. Additionally, the individualization of care, focused on each adolescent's specific needs, is reflected in pedagogical practices, professional training courses, and workshops offered at care units. These initiatives demonstrate the pursuit of the adolescents' social reintegration, respecting their capacities and potentialities, in line with the principles of non-discrimination, proportionality, and the best interests of the young person. Another relevant point was the analysis of the integration of protection services offered by the Unified Social Assistance System (SUAS), aimed at strengthening family and community bonds. The use of the ConectaRecife app facilitates access to these services and ensures that the adolescent and their family receive the necessary support for protection in situations of risk, aligning with the principle of integral protection. In summary, the research demonstrated that the principles of exceptionality, brevity, proportionality, individualization, municipalization, and the strengthening of family and community bonds are effectively applied in the socioeducational practices in Recife, highlighting the commitment of the MSEs execution courts to ensuring adolescents' rights and their social reintegration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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