Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63350
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Maria José Paula | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T10:56:22Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T10:56:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-23 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria José Paula. A educação de pessoas privadas de liberdade na formação do pedagogo: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Pedagogia)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63350 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a temática da educação de pessoas privadas de liberdade relacionando-a com a formação do pedagogo, neste objetivamos investigar como a educação de jovens e adultos privados de liberdade se faz presente na formação dos estudantes de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste e do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, para isso traçamos os seguintes objetivos específicos: i) identificar como a educação de pessoas privadas de liberdade é contemplada no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste e no do Centro de Educação; e, ii) Verificar a existência de componentes curriculares ligados à temática na Matriz Curricular desses curso. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental, já os dados referentes a estes documentos foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo de Bardin(1977), buscando identificar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos se essa temática é abordada e como foi, já nas Matrizes Curriculares nos empenhamos verificando se existem componentes curriculares ligados à temática, sejam eles, componentes curriculares obrigatórios ou eletivos. Concluiu-se que a educação de pessoas privadas de liberdade é quase invisibilizada nos cursos aqui analisados, assim, reconhece-se a urgência em fomentar as discussões e produções científicas nessa área, podendo assim ampliar a discussão e desenvolver uma formação de pedagogos com uma visão de atuação em espaços outros que não sejam a escola e a sala de aula, reconhecendo as urgências e fortalecendo a educação nos contextos de privação de liberdade. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação de Pessoas Privadas de Liberdade | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | A educação de pessoas privadas de liberdade na formação do pedagogo: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4966416404941323 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study addresses the theme of the education of people deprived of liberty relating it to the training of the pedagogue, in this we aim to investigate how the education of young people and adults deprived of liberty is present in the formation of Pedagogy students of the Agreste Academic Center and the Education Center of the Federal University of Pernambuco, for this we outline the following specific objectives: i) to identify how the education of people deprived of liberty is contemplated in the Teaching Degree course of the Agreste Academic Center and in the Education Center; and, ii) Verify the existence of curricular components linked to the theme in the Curricular Matrix of these courses. The research was carried out in the light of the methodological assumptions of the documentary research, while the data referring to these documents were analyzed qualitatively through the content analysis of Bardin (1977),seeking to identify in the Pedagogical Projects of the Courses if this theme is addressed and how it was, already in the Curricular Matrices we strive to verify if there are curricular components linked to the theme, whether they are mandatory or elective curricular components. It was concluded that the education of people deprived of liberty is almost invisible in the courses analyzed here, thus, the urgency of fostering discussions and scientific productions in this area is recognized, thus being able to broaden the discussion and develop a training of pedagogues with a vision of acting in spaces other than the school and the classroom, recognizing the urgencies and strengthening education in contexts of deprivation of liberty. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ULTIMA VERSAO PAULA.pdf | TCC MARIA JOSÉ PAULA PEREIRA | 632,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons