Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63354

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSANTOS, Katielli Costa dos-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:11:55Z-
dc.date.available2025-05-26T13:11:55Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Katielli Costa Dos. A relação ao saber na teoria antropológica do didático: contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63354-
dc.description.abstractA pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo central propor um conjunto de categorias para contribuir com a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Proposta por Yves Chevallard em meados da década de 1980, a TAD traz importantes noções teóricas que se prestam a revelar condições e restrições na difusão dos saberes. Aqui no Brasil, mapeamentos recentes mostram que o uso da TAD tem sido crescente. Em março de 2023, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES havia mais de 60 teses que foram defendidas entre 2005 e 2022. Em 2018, a tese de José Luiz Cavalcante apresentou uma contribuição teórica para a teoria, a partir do Modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC), cuja noção de relação pessoal ao saber é fundamental. Apesar da importância desse conceito para a TAD e para o MAC, não observamos a proposição ou indicação de categorias para que ela pudesse ser utilizada como unidade de análise. A partir dessa constatação levantamos a hipótese de que essa lacuna ajuda a naturalizar o uso do conceito. Para Chevallard a naturalização ocorre quando uma técnica ou conteúdo é utilizada sem a devida reflexão no espaço institucional. Assim, nossa questão norteadora foi: que elementos teóricos e práticos podem ser utilizados para construção de categorias para a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na TAD? De cunho qualitativo, a dissertação foi desenvolvida no formato Multipaper, a partir do qual realizamos dois estudos. O primeiro se refere a um mapeamento vertical cujo objetivo foi compreender como a noção de relação pessoal ao saber é explorada enquanto unidade de análise nas pesquisas que trazem a TAD como teoria principal. Na segunda investigação refletimos sobre a proposição de um conjunto de categorias analíticas para serem integradas ao MAC. Os resultados indicam que a hipótese de naturalização da noção foi comprovada parcialmente, pois cerca de 70% dos trabalhados mapeamentos anunciavam a noção no referencial, porém não utilizavam nas análises, por outro lado, observou-se que as teses que utilizaram a noção potencializaram a compreensão dos fenômenos estudados. A partir desta constatação elaboramos um conjunto envolvendo 04 categorias que levam em consideração as raízes epistemológicas da noção relação pessoal ao saber.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectRelação pessoal ao saberpt_BR
dc.subjectTADpt_BR
dc.subjectMeta-análisept_BR
dc.subjectMapeamento educacionalpt_BR
dc.titleA relação ao saber na teoria antropológica do didático : contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTE, José Luiz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7504552967488846pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe research presented in this dissertation had as its main objective to propose a set of categories to contribute to the use of the notion of personal relationship to knowledge as a unit of analysis in the Anthropological Theory of Didactics (TAD). Created by Yves Chevallard in the mid-1980s, ATD brings important theoretical notions that can reveal the conditions and restrictions in the propagation of knowledge. Here in Brazil, recent mapping shows that the use of TAD has been increasing. In March 2023, in the CAPES‘ Bank of Theses and Dissertations there were more than 60 studies that were defended between 2005 and 2022. In 2018, José Luiz Cavalcante's thesis presented a theoretical contribution to the theory, based on the Analysis Model of Cognitive Dimension (MAC), whose notion of personal relationship to knowledge is fundamental. Despite the importance of this concept for ATD and MAC, we did not observe the proposition or indication of categories so that it could be used as a unit of analysis. Based on this observation, we hypothesize that this gap helps to naturalize the use of the concept. For Chevallard, naturalization occurs when a technique or content is used without due reflection in the institutional space. Thus, our guiding question was: what theoretical and practical elements can be used to construct categories for using the notion of personal relationship to knowledge as a unit of analysis in ATD? Qualitative in nature, the dissertation was developed in multipaper format, where we carried out two studies. The first study refers to a vertical mapping whose objective was to understand how the notion of personal relationship to knowledge is explored as a unit of analysis in research that uses ATD as the main theory. In the second investigation, we reflected on the proposition of a set of analytical categories to be integrated into the MAC. The results indicate that the hypothesis of naturalization of the notion was partially proven, around 70% of the worked mappings announced the notion in the reference, but did not use it in the analyses. On the other hand, it was observed that the theses that used the notion enhanced the understanding of the phenomena studied. Based on this observation, we created a set of 04 categories that considers the epistemological roots of the notion of personal relationship to knowledge.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8710332691223939pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Katielli Costa dos Santos.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons