Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63367

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITÃO, Herbert Albérico de Sá-
dc.contributor.authorBARRETO, João Pedro de Souza Lemos-
dc.date.accessioned2025-05-26T16:26:48Z-
dc.date.available2025-05-26T16:26:48Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-05-17-
dc.identifier.citationBARRETO, João Pedro de Souza Lemos. Otimização por enxame de partículas aplicada a cruzamentos viários. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63367-
dc.description.abstractA mobilidade urbana rodoviária é a base do deslocamento em grandes centros urbanos mundiais. Uma boa administração viária possibilita um rápido deslocamento de veículos, o que reduz a emissão de poluentes. O crescente aumento, ao longo dos anos, de demanda por veículos nas ruas causa várias reações em cadeia, como os aumentos de congestionamentos, tempo médio de atraso, acidentes, e poluentes. Diversos estudos estão sendo feitos para melhorar a administração viária, grande maioria com o objetivo de definir os melhores ciclos de semáforo por meio de várias táticas, como redes bayesianas, otimização binível, e comportamento de pedestres por meio de processamento de imagem, por exemplo. O objetivo deste trabalho é introduzir um modelo de otimização por enxame de partículas ou Particle Swarm Optimization (PSO) para controlar os tempos de sinal verde e ciclo total de sinais em um cruzamento, de modo a aumentar o fluxo total de veículos e diminuir o tempo médio de atraso, contribuindo para a evolução contínua da mobilidade urbana e mitigando os problemas anteriormente apresentados. Para isso, foi feita uma pesquisa experimental — tipo de investigação científica caracterizada pela manipulação de variáveis e observação dos efeitos consequentes — onde foram tratados os elementos de uma base de dados de tráfego da cidade de Nova York, para que fosse explícito o histórico de fluxo de veículos por horário em três cruzamentos viários diferentes. A partir dessa base, é implementado o algoritmo PSO, para que sejam retornados os melhores valores de tempos de sinal verde e ciclo total dos semáforos de cada cruzamento. Apesar das limitações encontradas na base de dados, o modelo proposto apresentou, para certas condições de parametrização, resultados teóricos de tempos de sinais, fluxos de veículos e tempos médios de atraso satisfatórios, indicativos de que o modelo se comporta bem de acordo com a função objetivo fornecida.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectCruzamentospt_BR
dc.subjectPSOpt_BR
dc.subjectSemáforospt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.titleOtimização por enxame de partículas aplicada a cruzamentos viáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3459487526437474pt_BR
dc.description.abstractxRoad mobility is the foundation of transportation in major urban centers around the world. Efficient traffic management enables faster vehicle travel, which helps reduce pollutant emissions. Over the years, the increasing demand for vehicles on the streets has led to a chain reaction of issues, such as traffic congestion, longer delays, higher accident rates, and increased pollution. Many studies have been conducted to improve traffic management, most aiming to determine optimal traffic signal cycles using various strategies, such as Bayesian networks, bi-level optimization, and pedestrian behavior analysis through image processing. This study introduces a Particle Swarm Optimization (PSO) model to control green light durations and total cycle times at intersections, aiming to increase total vehicle flow and reduce average delay time, thereby contributing to the continuous development of urban mobility and mitigating the mentioned problems. To this end, an experimental study was conducted — a type of scientific investigation characterized by variable manipulation — using traffic data from New York City, explicitly treating vehicle flow data by time intervals at three different intersections. Based on this dataset, a PSO algorithm was implemented to determine the optimal green light durations and total signal cycle times for each intersection. In spite of the limitations found in the dataset, the proposed model presented, under certain parameterization conditions, theoretical results of signal times, vehicle flows, and average delays that were satisfactory, indicating that the model performs well according to the provided objective function.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Pedro de Souza Lemos Barreto.pdf32,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons