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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63395
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Título: | Recursos de professores para ensinar função afim no Ensino Médio em escolas do campo |
Autor(es): | BORBA, Ayrtton César |
Palavras-chave: | Abordagem Documental do Didático; Recursos; Educação do Campo; Atividade Produtiva Camponesa; Função Afim |
Data do documento: | 15-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BORBA, Ayrtton Cesar. Recursos de professores para ensinar função afim no Ensino Médio em escolas do campo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A pesquisa insere-se nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo. Tem como principal objetivo compreender o modo como os professores selecionam, modificam, constroem e utilizam um recurso ou um conjunto de recursos para ensinar o conceito de função afim no Ensino Médio em escolas do campo e a relação desses recursos entre eles e com as atividades produtivas camponesas. Apoia-se na Abordagem Documental do Didático e nos estudos sobre a Educação do Campo. Nesse quadro, adota-se a Metodologia da Investigação Reflexiva, para produzir dados com três professores que ensinam matemática no Ensino Médio em escolas do campo de três municípios da Região Agreste de Pernambuco, por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas; produção de vídeos e construção de mapas de recursos pelos professores com os recursos disponíveis na escola para ensinar função afim; e observação da elaboração do planejamento de uma aula de cada professor. Para caracterizar as atividades produtivas camponesas desenvolvidas nos municípios, realizou-se um levantamento no Sistema IBGE de Recuperação Automática e entrevistas com dez moradores do campo. As principais atividades produtivas dos municípios estão associadas à agricultura e à criação de animais; ao fabrico de confecção, comércio e trabalho em pedreiras; e à produção do bordado manual. Os recursos selecionados, modificados, construídos e utilizados pelos professores para ensinar função afim são em maioria materiais e, em grande parte, digitais. Contudo, alguns deles, classificados aqui como recursos-filho, foram construídos pelos professores com o intuito de relacionar o ensino da função afim com as atividades produtivas camponesas, embora isso não tenha sempre ficado explícito na aula observada. Considera-se que os resultados da pesquisa apontam para algumas necessidades, entre elas, a de vivenciar formações de professores, inicial e continuada, que se referenciem na Abordagem Documental do Didático e nos princípios da Educação do Campo, para melhor promover o estabelecimento de relações entre as realidades dos estudantes camponeses e o ensino de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63395 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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