Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63397
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Paulo Julião da | - |
dc.contributor.author | SOARES, Hellen Danielly | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T20:39:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T20:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Hellen Danielly. Entre versos e ritmos: música, identidade e representações da cidade de Caruaru (PE) (1950-1980). 2025. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63397 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga como a música contribuiu para a construção da identidade cultural de Caruaru, Pernambuco. Localizada no agreste pernambucano, a cidade é reconhecida por vários apelidos, como "Capital do Agreste" e "Cidade Princesa", que refletem diferentes aspectos de sua história e cultura. Essas denominações ajudaram a moldar o imaginário coletivo e a percepção pública de Caruaru. Desde a década de 1950, a cidade tornou-se tema recorrente de diversas composições musicais, que narram sua história, aspectos culturais e econômicos, consolidando representações sociais. A pesquisa, que abrange o período de 1950 a 1980, utiliza os conceitos de Roger Chartier, Gilbert Durand e Michel Foucault para examinar como a música funcionou como veículo de identidade cultural e coesão social. Além disso, analisa o papel das rádios locais na disseminação da imagem de Caruaru para além de seus limites municipais. A relação entre a música e a memória da cidade é explorada, evidenciando como as composições reforçaram elementos identitários e culturais, ao mesmo tempo que dialogam com processos históricos e sociais. Inicialmente examina-se as primeiras composições sobre a cidade e como elas se conectaram a momentos históricos, como o centenário de Caruaru, em 1957, quando a música se tornou um instrumento de celebração e memória. Além disso, o estudo investiga o papel fundamental das rádios locais que funcionaram como mediadoras culturais. As composições musicais, analisadas como fontes principais da pesquisa, revelam elementos que conectam a história do baião à trajetória cultural de Caruaru. O gênero, popularizado por Luiz Gonzaga, reflete as transformações sociais e econômicas da cidade e da região. As letras exploram personagens, monumentos e símbolos urbanos que moldam a forma como a cidade é vista. Por meio das análises, o estudo revela como essas composições, somadas ao papel das rádios e aos debates culturais, projetaram Caruaru. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Caruaru | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Músicas | pt_BR |
dc.title | Entre versos e ritmos : música, identidade e representações da cidade de Caruaru (PE) (1950-1980) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2588326131900239 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5895962434614480 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates how music contributed to the construction of the cultural identity of Caruaru, Pernambuco. Located in the agreste region of Pernambuco, the city is recognized by various nicknames, such as "Capital of the Agreste" and "Princess City," reflecting different aspects of its history and culture. These denominations have helped shape the collective imagination and public perception of Caruaru. Since the 1950s, the city has become a recurring theme in several musical compositions that narrate its history, cultural, and economic aspects, consolidating social representations. The research, covering the period from 1950 to 1980, employs concepts from Roger Chartier, Gilbert Durand, and Michel Foucault to examine how music served as a vehicle for cultural identity and social cohesion. Furthermore, it analyzes the role of local radio stations in disseminating Caruaru's image beyond its municipal boundaries. The relationship between music and the city’s memory is explored, highlighting how compositions reinforced identity and cultural elements while engaging with historical and social processes. Initially, the study examines the first compositions about the city and their connection to historical moments, such as Caruaru’s centenary in 1957, when music became an instrument of celebration and memory. Additionally, the study investigates the fundamental role of local radio stations as cultural mediators. Musical compositions, analyzed as primary sources, reveal elements that connect the history of baião to Caruaru's cultural trajectory. This genre, popularized by Luiz Gonzaga, reflects the social and economic transformations of the city and the region. The lyrics explore characters, monuments, and urban symbols that shape how the city is perceived. Through its analyses, the study reveals how these compositions, combined with the role of radio and cultural debates, projected Caruaru. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Hellen Danielly Soares.pdf | 20,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons