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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTORRES, Maria Fernanda Abrantes-
dc.contributor.authorGOMES, Amanda Eduarda Soares-
dc.date.accessioned2025-05-26T22:15:39Z-
dc.date.available2025-05-26T22:15:39Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.date.submitted2025-04-23-
dc.identifier.citationGOMES, Amanda Eduarda Soares. Proposta de aula de campo no ensino de biogeografia: identificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso/dos Passos-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63406-
dc.description.abstractOs apicuns são áreas de transição, consideradas como feições dos manguezais, caracterizadas pela ausência de vegetação devido à alta salinidade e acidez. No ensino de Biogeografia, as aulas de campo possibilitam a observação direta dessas áreas, facilitando a identificação de suas características físicas e ambientais, bem como dos padrões de vegetação. Portanto, o objetivo deste trabalho é criar uma proposta de aula de campo no ensino de Biogeografia para o ensino fundamental, por meio da identificação e classificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso / Rio dos Passos - PE. Para alcançar esse objetivo, foi elaborada uma proposta de aula de campo para turmas do 8º ano do ensino fundamental, desenvolvida em três momentos (pré-campo, campo e pós-campo) focada no ecossistema manguezal e na identificação dos apicuns. Por fim, a metodologia adotada também incluiu a análise espaço-temporal dessas formações no período de 2012 a 2022, utilizando imagens do software Google Earth Pro 7.3, além de uma visita in loco para análise da vegetação e características ambientais dos apicuns, e prospecção com trado holandês a diferentes profundidades (20, 50 e 100 cm). A proposta de aulas de campo no estuário possibilitará uma vivência prática, promovendo uma compreensão sobre a relevância da conservação dos manguezais, além de serem essenciais para formação geoambiental, proporcionando um aprendizado mais aprofundado sobre os manguezais e suas feições. Ademais, a pesquisa identificou 12 possíveis áreas de apicuns no estuário ao longo de 10 anos, registrando uma redução de 92,18 hectares em 2012 para 75,94 hectares em 2022. A visita às áreas AP1, AP2, AP3 e AP4 confirmou a presença de apicuns, evidenciada por sedimentos e raízes de antigos manguezais, classificando-os como apicuns próprios e de borda. Em suma, o trabalho destaca a importância da inclusão no ensino básico das aulas de campo e dos estudos dos manguezais. A proposta de aula de campo melhora a compreensão dos processos ecológicos e estimula a reflexão crítica dos alunos sobre a preservação dos mangues e apicuns.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManguezalpt_BR
dc.subjectApicumpt_BR
dc.subjectAtividade Práticapt_BR
dc.titleProposta de aula de campo no ensino de biogeografia : identificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso/dos Passos-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Janaína Barbosa da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5344939323962848pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5034472088902118pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6346201029048238pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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