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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63406
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | TORRES, Maria Fernanda Abrantes | - |
dc.contributor.author | GOMES, Amanda Eduarda Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T22:15:39Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T22:15:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Amanda Eduarda Soares. Proposta de aula de campo no ensino de biogeografia: identificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso/dos Passos-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63406 | - |
dc.description.abstract | Os apicuns são áreas de transição, consideradas como feições dos manguezais, caracterizadas pela ausência de vegetação devido à alta salinidade e acidez. No ensino de Biogeografia, as aulas de campo possibilitam a observação direta dessas áreas, facilitando a identificação de suas características físicas e ambientais, bem como dos padrões de vegetação. Portanto, o objetivo deste trabalho é criar uma proposta de aula de campo no ensino de Biogeografia para o ensino fundamental, por meio da identificação e classificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso / Rio dos Passos - PE. Para alcançar esse objetivo, foi elaborada uma proposta de aula de campo para turmas do 8º ano do ensino fundamental, desenvolvida em três momentos (pré-campo, campo e pós-campo) focada no ecossistema manguezal e na identificação dos apicuns. Por fim, a metodologia adotada também incluiu a análise espaço-temporal dessas formações no período de 2012 a 2022, utilizando imagens do software Google Earth Pro 7.3, além de uma visita in loco para análise da vegetação e características ambientais dos apicuns, e prospecção com trado holandês a diferentes profundidades (20, 50 e 100 cm). A proposta de aulas de campo no estuário possibilitará uma vivência prática, promovendo uma compreensão sobre a relevância da conservação dos manguezais, além de serem essenciais para formação geoambiental, proporcionando um aprendizado mais aprofundado sobre os manguezais e suas feições. Ademais, a pesquisa identificou 12 possíveis áreas de apicuns no estuário ao longo de 10 anos, registrando uma redução de 92,18 hectares em 2012 para 75,94 hectares em 2022. A visita às áreas AP1, AP2, AP3 e AP4 confirmou a presença de apicuns, evidenciada por sedimentos e raízes de antigos manguezais, classificando-os como apicuns próprios e de borda. Em suma, o trabalho destaca a importância da inclusão no ensino básico das aulas de campo e dos estudos dos manguezais. A proposta de aula de campo melhora a compreensão dos processos ecológicos e estimula a reflexão crítica dos alunos sobre a preservação dos mangues e apicuns. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Manguezal | pt_BR |
dc.subject | Apicum | pt_BR |
dc.subject | Atividade Prática | pt_BR |
dc.title | Proposta de aula de campo no ensino de biogeografia : identificação dos apicuns no estuário do Rio Formoso/dos Passos-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Janaína Barbosa da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5344939323962848 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5034472088902118 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6346201029048238 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC_AMANDA EDUARDA SOARES GOMES_.pdf | 9,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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