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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Douglas Mateus de-
dc.contributor.authorSILVA, Italo Sílvio dos Santos da-
dc.date.accessioned2025-05-27T11:54:22Z-
dc.date.available2025-05-27T11:54:22Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-05-22-
dc.identifier.citationSILVA, Italo Sílvio dos Santos da. Avaliação do desempenho estrutural das passarelas de aço do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63412-
dc.description.abstractO uso de estruturas de aço em passarelas é bastante recorrente no contexto brasileiro, em diversos locais, promovendo a transposição de obstáculos de forma facilitada. Esse tipo de estrutura está presente no Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE), com o objetivo de proporcionar melhor mobilidade e acessibilidade aos estudantes e profissionais que ali atuam. Diferentemente de estruturas similares em concreto armado, passarelas de aço exigem atenção especial em diversos aspectos quanto ao projeto, execução e manutenção ao longo de vida útil. Entre os aspectos que requerem maior cuidado, destacam-se os efeitos causados por ações dinâmicas, como a força do vento e sobrecargas de uso decorrentes do tráfego de pedestres. Além disso, o grau de agressividade ambiental em estruturas de aço é relevante, pois influencia no processo de oxidação do material. Nesse contexto, o presente estudo visa realizar a inspeção pericial das passarelas do CAAUFPE, por meio da produção de relatos fotográficos e da identificação dos materiais e perfis utilizados nessas estruturas. A posteriori, será empregado o software de engenharia estrutural SCIA Engineer 24.0 para a modelagem e verificação de desempenho estrutural, contemplando análises estática e modal das passarelas. Paralelamente, serão realizados ensaios experimentais in loco, com auxílio de smartphones, para obtenção de parâmetros dinâmicos da estrutura estudada.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPassarelaspt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectInspeção pericialpt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho estrutural das passarelas de aço do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4236300767242332pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9798318672044194pt_BR
dc.description.abstractxThe use of steel structures in footbridges is quite common in the Brazilian context, in various locations, facilitating the crossing of obstacles. This type of structure is present at the Agreste Academic Center (CAA-UFPE), with the aim of providing better mobility and accessibility to students and professionals working there. Unlike similar structures in reinforced concrete, steel footbridges require special attention in several aspects related to their design, execution, and maintenance throughout their longevity. Among the aspects that require greater attention, the effects caused by dynamic actions, such as wind force and overloads from pedestrian traffic, stand out. Additionally, the degree of environmental aggressiveness on steel structures is relevant, as it influences the oxidation process of the material. In this context, the present study aims to carry out a forensic inspection of the footbridges at CAA-UFPE, through the production of photographic reports and the identification of the materials and profiles used in these structures. Subsequently, the structural engineering software SCIA Engineer 24.0 will be used for the modeling and verification of structural performance, including static and modal analyses of the footbridges. In parallel, experimental tests will be conducted on-site, using smartphones to obtain dynamic parameters of the studied structure.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-6746-6450pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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