Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63421
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thiago dos Santos Antunes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T20:01:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T20:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thiago dos Santos Antunes da. Imagem escola: ensaio sobre o regime de visibilidade escolar do tempo presente. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63421 | - |
dc.description.abstract | Partindo de um lugar fronteiriço entre os campos da Imagem e da Educação, o presente trabalho explora a condição visível da escola e de sua dita “crise” no tempo presente. Diante do conjunto de imagens que forma o arquivo desta tese, teço um conjunto de análises que perseguem os seguintes questionamentos: quais os regimes de visibilidade operam sobre as ordens discursivas da escola do tempo presente? Está a escola em uma crise que levará a seu fim? Quais as relações entre os regimes de visibilidade da escola do tempo presente e os pressupostos de sua crise? Compreender os regimes de visibilidade escolar que imaginam a escola do tempo presente, ensaiando sobre como imagens da escola implicam na sua forma de organização e funcionamento, torna-se, assim, nosso objetivo geral. Os objetivos específicos são: (a) produzir um arquivo imagético sobre a escola; (b) montar tais arquivos visuais, relacionando-os entre si; (c) refletir sobre os desdobramentos da montagem desses arquivos sobre os modos de organização escolar. Divido, assim, esta tese em duas partes. Na Parte I – Sobre a Escola Enunciável, além de introduzir o texto (capítulo 1), produzo uma série de reflexões teórico-metodológicas (capítulo 2) que giram em torno dos pressupostos sobre a escola e sua crise (tópico 2.1), além das relações desta crise com as políticas neoliberais (tópico 2.2), principalmente a partir das discussões de Masschelein e Simons (2014, 2023a, 2023b), Larrosa (2023), Vale (1997), Varela e Alvarez-Uria (1992) e Dussel e Caruso (2003); Laval (2019, 2020), Dadot e Laval (2016), Laval e Vergne (2023), Bourdieu e Passeron (1992) e Bernstein (1996). Além disso, tecemos reflexões sobre a imagem e as subjetividades visuais no tempo presente (tópico 2.3), principalmente desdobrado esses pressupostos na organização metodológica desta tese (tópicos 2.4 e 2.5), através de autores como Mitchell (1995), Rancière (2012a, 2012b, 2012c, 2015) Didi- Huberman (2010, 2012, 2013, 2015a, 2015c, 2015d, 2017, 2018, 2020), Deleuze (1998, 2008, 2012, 2017) e Foucault (1987, 1988, 2000, 2008a, 2008b). Na parte II – Sobre a Escola Visível, monto ensaios de pensamento organizados em dois capítulos: (capítulo 3) Escola que tocamos: sobre os prédios e objetos; e (capítulo 4) Escola que fazemos: práticas escolares e seus sujeitos. Em tais ensaios, tento dar a ver um conjunto de “imagens” da escola e a condição visível que elas instauram, para perceber o regime de visibilidade que as engendra. Assim, a tese que tentamos demonstrar é, justamente, que a imagem da escola do tempo presente se constitui a partir de um regime de visibilidade contingente-dispersante, dos quais provém o que chamamos, aqui, de Imagem-Escola (capítulo 5). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Regime de visibilidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Imagem-escola | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | Imagem escola : ensaio sobre o regime de visibilidade escolar do tempo presente | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7110901539443526 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9046120983357719 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Starting from a borderline position between the fields of Image and Education, this paper explores the visible condition of the school and its so-called “crisis” in the present time. Given the set of images that form the archive of this thesis, I weave a set of analyses that pursue the following questions: what regimes of visibility operate on the discursive orders of the school in the present time? Is school in a crisis that will lead to its end? What are the relations between the regimes of visibility of the school in the present time and the assumptions of its crisis? Understanding the regimes of school visibility that imagine the school in the present time, rehearsing how images of the school imply its form of organization and functioning, thus becomes our general objective. The specific objectives are: (a) to produce an image archive about the school; (b) to assemble such visual archives, relating them to each other; (c) to reflect on the consequences of the assembly of these archives on the modes of school organization. I thus divide this thesis into two parts. In Part I – On the Enunciable School, in addition to introducing the text (chapter 1), I produce a series of theoretical-methodological reflections (chapter 2) that revolve around the assumptions about the school and its crisis (topic 2.1), in addition to the relations of this crisis with neoliberal policies (topic 2.2), mainly based on the discussions of Masschelein and Simons (2014, 2023a, 2023b), Larrosa (2023), Vale (1997), Varela and Alvarez-Uria (1992) and Dussel and Caruso (2003); Laval (2019, 2020), Dadot and Laval (2016), Laval and Vergne (2023), Bourdieu and Passeron (1992) and Bernstein (1996). Furthermore, we reflect on the image and visual subjectivities in the present time (topic 2.3), mainly unfolding these assumptions in the methodological organization of this thesis (topics 2.4 and 2.5), through authors such as Mitchell (1995), Rancière (2012a, 2012b, 2012c, 2015) Didi-Huberman (2010, 2012, 2013, 2015a, 2015c, 2015d, 2017, 2018, 2020), Deleuze (1998, 2008, 2012, 2017) and Foucault (1987, 1988, 2000, 2008a, 2008b). In Part II – On the Visible School, I assemble thought essays organized into two chapters: (chapter 3) The School We Play: on Buildings and Objects; and (chapter 4) The School We Make: School Practices and Their Subjects. In these essays, I attempt to reveal a set of “images” of the school and the visible condition they establish, to perceive the regime of visibility that engenders them. Thus, the thesis we attempt to demonstrate is, precisely, that the image of the school of the present time is constituted from a regime of contingent-dispersing visibility, from which comes what we call, here, the School-Image (chapter 5). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Thiago Antunes.pdf Item embargado até 2026-05-20 | 9,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons