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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPORDEUS, Ruy Batista-
dc.contributor.authorPARENTE, Jerfferson de Souza-
dc.date.accessioned2025-05-27T21:22:19Z-
dc.date.available2025-05-27T21:22:19Z-
dc.date.issued2025-04-17-
dc.date.submitted2025-05-26-
dc.identifier.citationPARENTE, Jerfferson de Souza. Uso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63425-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a eficácia do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) no ensino de Geografia, focando na análise das ferramentas disponíveis, na percepção de professores e alunos, e nas estratégias para integração dessas tecnologias no currículo escolar. A metodologia envolveu a revisão de trabalhos bibliográficos existente sobre a eficiência dos SIGs no contexto educacional, assim como a revisão de estudos de caso envolvendo SIGs em sala de aula. A pesquisa identificou que os SIGs são poderosos recursos pedagógicos, capazes de facilitar a visualização de fenômenos geográficos complexos e de promover o desenvolvimento de habilidades analíticas nos estudantes. Os estudos de caso revisados demonstraram que o uso de SIGs não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e relevantes. No entanto, desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a necessidade de formação continuada dos professores e a resistência a novas metodologias, ainda dificultam a plena integração dos SIGs nas escolas. A pesquisa sugere que estratégias como a capacitação docente e a adaptação curricular são essenciais para superar esses obstáculos. Conclui-se que, embora os SIGs tenham um grande potencial para transformar o ensino de geografia, sua eficácia depende de um investimento integrado em infraestrutura e formação, garantindo assim que essas ferramentas possam ser plenamente aproveitadas no contexto educacional.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleUso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8774622056829103pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6127573784857828pt_BR
dc.description.abstractxThis work investigated the effectiveness of the use of Geographic Information Systems (GIS) in the teaching of Geography, focusing on the analysis of the available tools, the perception of teachers and students, and the strategies for integrating these technologies into the school curriculum. The methodology involved the review of existing bibliographic works on the efficiency of GIS in the educational context, as well as the review of case studies involving GIS in the classroom. The research identified that GIS are powerful pedagogical resources, capable of facilitating the visualization of complex geographical phenomena and promoting the development of analytical skills in students. The case studies reviewed demonstrated that the use of SIGs not only improves learning but also increases student engagement, making lessons more dynamic and relevant. However, significant challenges, such as the lack of infrastructure, the need for continuing teacher training and resistance to new methodologies, still hinder the full integration of GIS in schools. The research suggests that strategies such as teacher training and curricular adaptation are essential to overcome these obstacles. It is concluded that, although GIS has great potential to transform the teaching of geography, its effectiveness depends on an integrated investment in infrastructure and training, thus ensuring that these tools can be fully used in the educational context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

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