Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63444

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Brígida Gabrielle Silva de-
dc.date.accessioned2025-05-28T14:43:49Z-
dc.date.available2025-05-28T14:43:49Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-05-05-
dc.identifier.citationOliveira, Brígida Gabrielle Silva de. O protótipo como ferramenta de ensino-aprendizagem em língua portuguesa: um estudo sobre o gênero relato pessoal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63444-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo didático que integre os multiletramentos ao ensino de língua portuguesa, com foco nos gêneros textuais, por meio de recursos multimodais e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se nos estudos sobre multiletramentos de Rojo (2017); Cazden et al. (2021); Cope; Kalantzis (2000); gêneros do discurso por Bakhtin (2003) e Bazerman (2020), além de trabalhos específicos sobre os gêneros relato pessoal, palestra e documentário. O protótipo foi desenvolvido integralmente na plataforma Canva. A organização do material segue uma progressão didática que parte de discussões temáticas, passa pelo gênero relato pessoal (primário) e avança para gêneros secundários (palestra e documentário), nos quais o relato se insere como componente. O protótipo incorpora diversos recursos tecnológicos, como QR codes, hiperlinks e ferramentas digitais (Notion, Miro, Jamboard), aliados a propostas mais tradicionais de atividades. O material se configura como uma proposta pedagógica inovadora, alinhada às demandas contemporâneas de ensino que valorizam a multimodalidade e a criticidade. Espera-se que este protótipo sirva como material para práticas docentes, inspirando práticas educativas mais dinâmicas e sintonizadas com os letramentos múltiplos necessários no século XXI.pt_BR
dc.format.extent87 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProtótipo didáticopt_BR
dc.titleO protótipo como ferramenta de ensino-aprendizagem em língua portuguesa: um estudo sobre o gênero relato pessoalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0797430290730339pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to develop a didactic prototype that integrates multiliteracies into Portuguese language teaching, focusing on textual genres, through multimodal resources and Digital Information and Communication Technologies (DICTs). The research, of a qualitative nature, is based on studies on multiliteracies by Rojo (2017); Cazden et al. (2021); Cope; Kalantzis (2000); discourse genres by Bakhtin (2003) and Bazerman (2020), in addition to specific works on the genres of personal report, lecture and documentary. The prototype was developed entirely on the Canva platform. The organization of the material follows a didactic progression that starts with thematic discussions, goes through the personal report genre (primary) and advances to secondary genres (lecture and documentary), in which the report is inserted as a component. The prototype incorporates several technological resources, such as QR codes, hyperlinks and digital tools (Notion, Miro, Jamboard), combined with more traditional activity proposals. The material is an innovative pedagogical proposal, aligned with contemporary teaching demands that value multimodality and critical thinking. It is expected that this prototype will serve as material for teaching practices, inspiring more dynamic educational practices in tune with the multiple literacies needed in the 21st century.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brígida Gabrielle Silva de Oliveira.pdf7,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons