Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63470
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA NETO, Raul da Mota | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Laiza Caroline Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T12:48:24Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T12:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Laiza Caroline Souza. Mobilidade urbana e acesso ao ensino superior na região metropolitana do Recife: análise do movimento pendular e desigualdades espaciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63470 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar o movimento pendular dos estudantes de graduação na Região Metropolitana do Recife (RMR), com foco nas barreiras socioeconômicas e espaciais que influenciam o acesso e a continuidade dos estudos, especialmente no ensino superior. Através de uma abordagem quantitativa e qualitativa, foram examinados aspectos como a distribuição espacial das Instituições de Ensino Superior (IES), o padrão de cidades que expulsam e atraem estudantes, os modais de transporte utilizados, o tempo de deslocamento e as disparidades educacionais entre Recife e as demais cidades da região. Os resultados apontaram a centralização de 57,6% das IES em Recife, concentrando 81,6% das vagas de graduação, 81% das matrículas totais e 95,2% das matrículas em instituições públicas. Essa configuração transforma Recife em um polo de atração, recebendo 79,1% dos estudantes de graduação que realizam movimento pendular na RMR, enquanto Jaboatão dos Guararapes e Olinda se destacam como os principais emissores, com 27,8% e 21,5% do volume de saída de estudantes, respectivamente. Além disso, constatou-se que os alunos das demais cidades enfrentam tempos de deslocamento maiores em comparação com os residentes de Recife, têm maior dependência do transporte público e exibem médias de escolaridade inferiores. Essas disparidades indicam a existência de barreiras no acesso à educação superior e sugerem a necessidade de políticas públicas que promovam tanto uma mobilidade urbana mais equitativa quanto um acesso mais inclusivo ao ensino superior na RMR. | pt_BR |
dc.format.extent | 77p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Economia Urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Movimento Pendular | pt_BR |
dc.subject | Acesso ao ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana e acesso ao ensino superior na região metropolitana do Recife: análise do movimento pendular e desigualdades espaciais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3921888911294306 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the commuting patterns of undergraduate students in the Metropolitan Region of Recife (RMR), focusing on the socioeconomic and spatial barriers that influence access to and continuity in higher education. Through a quantitative and qualitative approach, aspects such as the spatial distribution of Higher Education Institutions (HEIs), the pattern of cities that either attract or expel students, the transportation modes used, commuting times, and educational disparities between Recife and other cities in the region were examined. The results indicated that 57.6% of HEIs are centralized in Recife, concentrating 81.6% of undergraduate vacancies, 81% of total enrollments, and 95.2% of enrollments in public institutions. This configuration positions Recife as an educational hub, receiving 79.1% of commuting undergraduate students in the RMR, while Jaboatão dos Guararapes and Olinda stand out as the main emitters, with 27.8% and 21.5% of the outflow of students, respectively. Furthermore, it was found that students from other cities face longer commuting times compared to those residing in Recife, have a greater reliance on public transportation, and show lower average levels of education. These disparities highlight the existence of barriers to accessing higher education and suggest the need for public policies that promote both more equitable urban mobility and more inclusive access to higher education in the RMR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DECON) - Departamento de Economia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laiza Caroline Souza Oliveira.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons