Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63493

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney de Brito-
dc.contributor.authorPEIXOTO, Pedro Enrrique Silva-
dc.date.accessioned2025-05-30T11:23:04Z-
dc.date.available2025-05-30T11:23:04Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Pedro Enrrique Silva. A inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil: desafios, percepções e demandas do mercado. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63493-
dc.descriptionArquivo trocado em 04/08/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo.-
dc.description.abstractA renderização é uma técnica frequentemente utilizada no Design de Interiores para criar representações visuais realistas e detalhadas de projetos, facilitando a comunicação de ideias e a visualização final dos espaços. Sua relevância cresce à medida que o mercado exige profissionais com domínio em ferramentas digitais para aprimorar a apresentação de projetos. Diante disso, este estudo investigou a existência de conteúdos sobre renderização nos currículos acadêmicos de Bacharelado Design de Interiores no Brasil e analisou os impactos dessa abordagem na formação dos alunos. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa em três etapas: (I) análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de bacharelados em Design de Interiores; (II) questionário com coordenadores de curso para compreender a inserção do tema na matriz curricular; e (III) questionário com egressos e profissionais do setor para mapear sua percepção sobre o ensino da renderização na graduação. Os resultados indicam que, embora a renderização seja abordada nos cursos, ela geralmente está diluída em disciplinas mais amplas de modelagem digital, o que pode resultar em uma aprendizagem superficial. Além disso, os coordenadores apresentaram diferentes percepções sobre sua importância, destacando desafios institucionais como a falta de professores capacitados e infraestrutura tecnológica limitada. Os egressos relataram que a carência de formação específica os levou a buscar capacitação externa para atender às exigências do mercado. Assim, este estudo reforça a necessidade de um debate sobre a estrutura curricular, ponderando entre a flexibilidade pedagógica e a demanda por uma formação mais aprofundada em renderização no ensino de Design de Interiores. Como conclusão, propomos dois ementários para integração de disciplinas de renderização aos cursos de Bacharelado em Design de Interiores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRenderizaçãopt_BR
dc.subjectDesign de Interiorespt_BR
dc.subjectProjetos pedagógicospt_BR
dc.subjectPreparação profissionalpt_BR
dc.subjectDemanda de mercadopt_BR
dc.titleA inclusão do ensino de renderização nos currículos acadêmicos de Design de Interiores no Brasil : desafios, percepções e demandas do mercadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2059170553519325pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxRendering is a technique frequently used in Interior Design to create realistic and detailed visual representations of projects, facilitating the communication of ideas and the final visualization of spaces. Its relevance increases as the market demands professionals proficient in digital tools to enhance project presentations. Considering this, this study investigated the existence of rendering content in the academic curricula of bachelor’s programs in Interior Design in Brazil and analyzed the impacts of this approach on students' education. To achieve this, a three-step research process was conducted: (i) document analysis of the Pedagogical Course Projects of Bachelor's degree programs in Interior Design; (ii) a survey with course coordinators to understand the inclusion of the topic in the curriculum; and (iii) a survey with alumni and industry professionals to map their perceptions of rendering education during undergraduate studies. The results indicate that, although rendering is addressed in the courses, it is often diluted within broader digital modeling subjects, which may lead to superficial learning. Furthermore, the course coordinators presented differing perceptions of its importance, highlighting institutional challenges such as the lack of qualified professors and limited technological infrastructure. Alumni reported that the lack of specific training led them to seek external qualifications to meet market demands. Thus, this study emphasizes the need for a debate on the curriculum structure, weighing the balance between pedagogical flexibility and the demand for more in-depth rendering education in Interior Design teaching. As a conclusion, we propose two syllabi for integrating rendering subjects into bachelor’s programs in Interior Design.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Enrrique Silva Peixoto.pdf5,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons