Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63494
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Keila Silene de Brito e | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Marcelo Victor de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T11:29:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T11:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-31 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Marcelo Victor de Arruda. Economia, saúde e literacia: análise de instrumentos avaliativos e educacionais produzidos na área. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63494 | - |
dc.description.abstract | Apesar do avanço na produção técnico-científica e na criação de canais de disseminação de informações sobre Economia da Saúde, pouco se sabe acerca da percepção dos tomadores de decisão no SUS em relação ao uso dessas informações e pouco tem sido dialogado com a sociedade sobre o seu entendimento, compreensão, significados e implicações em seu cotidiano. Assim, questões sobre economia e financiamento da saúde constituem-se como campo político indispensável de compreensão e atuação social em defesa da saúde pública. A literacia para a saúde pode ser entendida como o conjunto de conhecimentos, competências e capacidades para acessar, compreender, interpretar, aplicar e comunicar as informações em saúde em diferentes contextos visando à ampliação das perspectivas de controle social dos cidadãos sobre as políticas públicas e o papel do Estado e, mesmo no topo da agenda da Promoção da Saúde, ainda carece de estudos que a relacionem com outros campos da saúde, tais como o de economia e financiamento da saúde. Portanto, este estudo analisou instrumentos de avaliação dos níveis de literacia para a saúde e literacia econômica disponíveis na literatura, e o curso “Economia da Saúde para Todos”, através do Suitability Assessment of Materials (SAM), um instrumento de avaliação de materiais educativos em sua versão traduzida e adaptada para o português. Diante das análises, foi possível compreender que os instrumentos avaliativos dos níveis de literacia econômica e literacia para a saúde estão centrados na avaliação da literacia funcional da população; carecem de adequação quanto aos critérios utilizados para avaliar o conhecimento de temas separadamente e não dão conta de avaliar os níveis de literacia em economia da saúde porque estão limitados à identificação, leitura e pronúncia de termos. Após análise com o SAM português e, em comparação com as Diretrizes para avaliação de material educativo no Brasil com foco no letramento em saúde, o Curso Economia da Saúde para Todos foi considerado superior, sendo avaliado como muito adequado para o propósito de formação e informação sobre economia da saúde e financiamento do SUS, embora sejam pontuadas adequações necessárias em algumas categorias de análise que o potencializem em sua proposta formativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject | Economia da saúde | pt_BR |
dc.subject | Informação e comunicação em saúde | pt_BR |
dc.title | Economia, saúde e literacia : análise de instrumentos avaliativos e educacionais produzidos na área | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BEZERRA, Adriana Falangola Benjamin | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3573100802711066 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4865205841644636 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude Coletiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Despite advances in technical-scientific production and the creation of channels for disseminating information on Health Economics, little is known about the perception of decision makers in the SUS in relation to the use of this information and little has been discussed with society about the their understanding, understanding, meanings and implications in their daily lives. Thus, questions about economics and health financing constitute an indispensable political field for understanding and social action in defense of public health. Health literacy can be understood as the set of knowledge, skills and abilities to access, understand, interpret, apply and communicate health information in different contexts aiming to expand the perspectives of citizens' social control over public policies and the role of the State and, even at the top of the Health Promotion agenda, there is still a lack of studies that relate it to other health fields, such as economics and health financing. Therefore, this study analyzed instruments for assessing the levels of health literacy and economic literacy available in the literature, and the course “Health Economics for All”, through the Suitability Assessment of Materials (SAM), an instrument for evaluating educational materials in its translated and adapted version into Portuguese. In view of the analyses, it was possible to understand that the instruments evaluating the levels of economic literacy and health literacy are centered on the assessment of the population's functional literacy; they lack adequacy regarding the criteria used to evaluate knowledge of topics separately and are not capable of evaluating literacy levels in health economics because they are limited to the identification, reading and pronunciation of terms. After analysis with the Portuguese SAM and, in comparison with the Guidelines for evaluating educational material in Brazil with a focus on health literacy, the Health Economics for All Course was considered superior, being evaluated as very suitable for the purpose of training and information on health economics and SUS financing, although necessary adjustments are highlighted in some categories of analysis that enhance its training proposal. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0706969557781466 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarceloVictorDeArrudaFreitas_DISSERT.pdf Item embargado até 2026-05-27 | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons