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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63497
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Título : | Brincar para todos : uma análise da apropriação das crianças com deficiência no Parque Santana Ariano Suassuna |
Autor : | OLIVEIRA, Raul Pimentel de |
Palabras clave : | Parques públicos; Criança com deficiência; Apropriação; Inclusão |
Fecha de publicación : | 27-mar-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Raul Pimentel de. Brincar para todos: uma análise da apropriação das crianças com deficiência no Parque Santana Ariano Suassuna.2025. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O brincar é essencial na vida das crianças, por oferecer situações imaginárias e, nesse processo, a exploração do mundo a sua volta. Neste contexto, os parques públicos desempenham um papel significativo no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças, por serem locais de encontros, lazer ativo e sociabilidade. Neste sentido, é importante que os projetos de parques públicos busquem conciliar as características físicas do ambiente com as diferentes especificidades da diversidade humana, a fim de proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para que as crianças com deficiência se apropriem desses espaços e tenham a garantia do direito ao lazer assegurada. Desta forma, objetivou-se com este estudo verificar a prática da inclusão social de crianças com deficiência e, para tanto, foi proposto um estudo de caso no Parque Santana Ariano Suassuna, localizado na Cidade do Recife, em Pernambuco. A pesquisa seguiu uma abordagem multimétodos, realizada através de procedimentos metodológicos como walkthrough, mapeamento comportamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos levaram a identificar que a apropriação do Parque Santana por crianças com deficiência é impactada por múltiplos fatores, incluindo barreiras físico-espaciais, limitações sensoriais e aspectos sociais. A observação direta revelou desafios que comprometem o brincar e a interação dessas crianças, como a falta de brinquedos acessíveis, a necessidade de manutenção dos equipamentos e a ausência de sinalizações e adaptações que favoreçam a mobilidade e a segurança. Além disso, a infraestrutura inadequada restringe a exploração do espaço, concentrando a permanência no playground infantil, em detrimento de outras áreas do parque. Os dados também evidenciaram que, mesmo não enfrentando problemas de acessibilidade, os cuidadores relataram dificuldades relacionadas à segurança e socialização, evidenciando que a experiência urbana infantil também é fortemente condicionada pelas percepções e decisões dos responsáveis, que acabam por restringir a autonomia das crianças. Essa limitação não só compromete a própria experiencia do brincar, mas também reduz as oportunidades de sociabilidade, tão importantes para o desenvolvimento humano. Assim, os resultados evidenciaram a necessidade de intervenções que promovam maior acessibilidade, adaptabilidade e inclusão nos parques públicos, garantindo um ambiente equitativo e estimulante que transmita segurança aos responsáveis, assegurando a participação social das crianças com deficiência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63497 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
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