Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63512
Compartilhe esta página
Título: | Observação da Prática Docente: um Método para Licenciatura |
Título(s) alternativo(s): | Observing Teaching Practice: A Method for Teacher Education |
Autor(es): | SANTANA, Otacilio Antunes |
Palavras-chave: | Regência Docente; Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Prática da Docência |
Data do documento: | 30-Out-2014 |
Editor: | other |
Abstract: | Este ensaio metodológico é uma proposta de um método que engloba três correntes: a análise quantitativa, a análise de saberes, e a análise do sensível / social, com objetivo tecer balizas para a observação da prática docente. Com a junção dessas três análises se tenta aproximar visões realistas e idealistas do pensamento pedagógico, para diagnosticar e apontar rumos a formação do docente. A partir dos operadores teóricos Paulo Freire, Rensis Likert e Jean Kaufmann se pôde elaborar um método de observação da prática docente. Prática Docente que envolve não só o momento da aula, mas também uma gama de variáveis que passam desde o planejamento docente a avaliação, e todo feedback que turmas anteriores perpassam para turmas posteriores no tempo. E com isso, vai se formando de maneira contínua e inacabada um docente que a cada dia constrói em seu sujeito a arte ou técnica de ensinar (techné didaktiké). A observação da prática docente é o momento em que o observador / pesquisador, avalia conjuntamente com os alunos da turma, outro docente, e nesse momento em que, como “Ouroboros”, o observador ‘morde sua própria cauda’, se auto avalia, e entra em uma evolução linear, na qual este observatório não deverá cessar, formando um movimento cíclico de auto avaliação e construção. Para efeitos didáticos o aluno de licenciatura, futuro docente, observador didático e pesquisador pedagógico/educacional, serão denominados neste texto de ‘observador’. Observador, conforme mencionado, que mesmo com diploma de Licenciatura, nunca deixará de estar em um ‘Observatório’ das ações de outros docentes e de sua própria docência. Portanto, este ensaio metodológico poderá ser utilizado em qualquer nível de ensino, na educação básica, superior e de pós-graduação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63512 |
ISBN: | 978-85-406-0942-6 |
Aparece nas coleções: | REA - Livro e E-book |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Observação da prática docente um método para licenciatura (Otacilio Antunes Santana).pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.