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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Ilka Gislayne de Melo-
dc.contributor.authorSOUZA, Eloá Francine Mariano de Lima-
dc.date.accessioned2025-06-02T19:32:05Z-
dc.date.available2025-06-02T19:32:05Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.date.submitted2025-06-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Eloá Francine Mariano de Lima. Impacto da pandemia nos índices financeiros de empresas dos setores de turismo e supermercados da B3. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63541-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar os índices financeiros de empresas dos setores de turismo e supermercadista, um setor muito afetado e outro menos afetado durante a pandemia de COVID-19 e no período subsequente. A pandemia trouxe desafios significativos para a economia global, afetando especialmente setores que dependem de atividades presenciais e da circulação de pessoas. Este estudo busca compreender como essas empresas foram impactadas e como se recuperaram ou se adaptaram ao "novo normal". Desta forma, o estudo focou em analisar os índices financeiros, verificando índices financeiros, índices de liquidez e margem, utilizando as informações divulgadas nas demonstrações financeiras no pré, durante e pós pandemia, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, afim de verificar o real impacto nas empresas analisadas utilizando dados secundários para análise. Destaca-se a análise do setor de viagens, especificamente empresas de aviação e turismo, houve um impacto negativo nos índices de endividamento por não se tratar de um serviço essencial, com uma queda de utilização significativa no período. Já o setor supermercadista houve aumento de liquidez e melhoria nos índices analisados por ser um dos setores mais utilizados durante o período. O estudo conclui que a pandemia de COVID-19 teve impactos diversos nos setores de turismo e supermercadista. Enquanto as empresas de turismo enfrentaram maiores desafios e uma recuperação mais lenta, o setor supermercadista demonstrou maior adaptabilidade e resiliência. As lições aprendidas durante este período destacam a importância da flexibilidade, inovação e adoção de tecnologias digitais para enfrentar crises futuras e melhorar a capacidade de resposta das empresas.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectíndices financeirospt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.titleImpacto da pandemia nos índices financeiros de empresas dos setores de turismo e supermercados da B3pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4674681682847076pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study is to analyze the financial indicators of companies in the tourism and supermarket sectors—one significantly affected and the other less affected during the COVID-19 pandemic and the subsequent period. The pandemic brought significant challenges to the global economy, especially impacting sectors that rely on in-person activities and the movement of people. This study seeks to understand how these companies were impacted and how they recovered or adapted to the "new normal." The study focused on analyzing financial indicators, including liquidity and margin ratios, using information disclosed in financial statements from the pre-pandemic, during the pandemic, and post-pandemic periods (2019, 2020, 2021, 2022, and 2023), to assess the real impact on the companies analyzed, using secondary data for the analysis. Particular attention is given to the travel sector, specifically aviation and tourism companies, which experienced a negative impact on their debt ratios due to not being considered essential services, with a significant drop in usage during the period. On the other hand, the supermarket sector saw an increase in liquidity and improvements in the analyzed ratios, as it was one of the most utilized sectors during that time. The study concludes that the COVID-19 pandemic had varying impacts on the tourism and supermarket sectors. While tourism companies faced greater challenges and a slower recovery, the supermarket sector demonstrated greater adaptability and resilience. The lessons learned during this period highlight the importance of flexibility, innovation, and the adoption of digital technologies to face future crises and enhance companies' responsiveness.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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