Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63548

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSEIXAS, Luiz Felipe Monteiro-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Nathália de Araújo-
dc.date.accessioned2025-06-02T23:47:39Z-
dc.date.available2025-06-02T23:47:39Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-06-01-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Nathália de Araújo. “Tin tin por tin tin”: Uma análise sobre o modelo de investimento em direitos autorais musicais no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63548-
dc.description.abstractNos últimos anos, a geração de rentabilidade pela execução pública e nas plataformas de streaming de músicas passou a movimentar bilhões de dólares em todo o mundo. Trata-se de um mercado em ascensão que é impulsionado pela busca de ativos alternativos para a diversificação da carteira, pela execução pública das obras e pela valorização dos catálogos musicais com o avanço das plataformas de streaming, o qual tornou os royalties musicais ativos atrativos para investidores institucionais e fundos especializados. O potencial desse ativo passou a ser observado devido a sua baixa correlação com o desempenho macroeconômico, o alto potencial de renda e a previsibilidade da receita. Diante desse cenário e o desenvolvimento desta atividade no mercado brasileiro, a pesquisa analisa como é estruturado o modelo de investimento em direitos autorais musicais no Brasil. O trabalho tem por objetivo analisar o modelo de investimento em direitos autorais musicais no Brasil, explorando os seus fundamentos, estrutura, características, desafios, perspectivas e os benefícios e riscos para os artistas e investidores, bem como investigar se o atual arcabouço jurídico é suficiente para garantir segurança e transparência nessas operações. Para isso, investiga-se como esses investimentos são estruturados, desde a negociação de catálogos até como são disponibilizados no mercado de capitais para gerar retorno, avaliando o crescimento desse setor no Brasil, se está sujeito a regulamentação, a suficiência da legislação brasileira vigente e as lacunas que ainda precisam ser preenchidas para garantir transparência e segurança aos investidores e artistas. Com esse fim, uma metodologia qualitativa baseada na revisão de literatura, análise de leis, normas e regulamentos vigentes e estudo de casos relevantes.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireitos Autorais Musicaispt_BR
dc.subjectRoyalties Musicaispt_BR
dc.subjectMercado de Capitaispt_BR
dc.subjectFundo de Investimentopt_BR
dc.subjectECADpt_BR
dc.subjectCVMpt_BR
dc.title“Tin tin por tin tin”: Uma análise sobre o modelo de investimento em direitos autorais musicais no Brasil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5949902273671053pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0866548518290264pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, revenue generation from public performance and music streaming platforms has grown into a multi-billion-dollar global industry. This expanding market is driven by the search for alternative assets for portfolio diversification, the public performance of musical works, and the increasing valuation of music catalogs due to the rise of streaming platforms, which have made music royalties attractive assets for institutional investors and specialized funds. The potential of this asset has garnered attention due to its low correlation with macroeconomic performance, high income potential, and predictable revenue streams. Against this backdrop and considering the development of this sector in the brazilian market, this research examines the structure of the investment model in musical copyright in Brazil. The study aims to analyze the investment framework in musical copyrights in the country by exploring its fundamentals, structure, characteristics, challenges, prospects, and the benefits and risks for both artists and investors. Additionally, it investigates whether the current legal framework is sufficient to ensure security and transparency in such transactions. To achieve this, the research explores how these investments are structured—from the negotiation of music catalogs to their availability in capital markets for generating returns—assessing the growth of this sector in Brazil, its regulatory environment, the adequacy of existing Brazilian legislation, and the legal gaps that need to be addressed to ensure transparency and security for investors and artists. For this purpose, a qualitative methodology is employed, based on literature review, analysis of applicable laws, norms, and regulations, as well as case studies of relevant transactions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Nathália Figueiredo - Attena.pdf775,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons