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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63594
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREITAS, Alexandre Simão de | - |
dc.contributor.author | ATTIA, Lucio Enrico Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:24:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T14:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.identifier.citation | ATTIA, Lucio Enrico Vieira. Dar-receber-retribuir : a pedagogia da festa na casa de Dona Dá - festa popular e educação informal na perspectiva do sistema dádiva. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63594 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa convida a repensar as abordagens tradicionais da educação ao demonstrar o potencial educativo das festas populares, por meio do estudo do Encontro de Bois de Olinda, sob a perspectiva do sistema dádiva, proposto por Marcel Mauss. A reflexão partiu da observação de que ao articular os temas da Festa e da Educação, no escopo da Educação, apesar dos processos formativos da Educação Informal terem reconhecimento, eles são compreendidos como não intencionais. Além disso, percebeu que há uma carência de estudos que abordem as festas populares como espaços educativos em sua própria ambiência, delimitados por esta modalidade educativa. Portanto, a investigação busca preencher essas lacunas, ao investigar como o Encontro de Bois de Olinda, um evento festivo que ocorre anualmente na Quarta-feira de Cinzas, no âmbito da Educação Informal, reflete uma pedagogia da festa, baseada no sistema dádiva, por meio da tríplice operação dar-receber-retribuir, tendo em vista que este sistema de reciprocidade visa, intencionalmente, criar laços entre as pessoas participantes. A tese tem como objetivo geral delimitar analiticamente a dimensão educativa das festas populares apreendidas como um campo de estudos da Educação Informal. Especificamente, busca refletir sobre as festas populares como uma dimensão da Educação Informal, identificando seus processos pedagógicos; apreender os principais efeitos formativos disseminados pelo Encontro de Bois na construção de identidades e memórias da noite de Quarta de Cinzas em Olinda; e também descrever a experiência do Encontro de Bois, a fim de realizar a proposição de uma pedagogia da festa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-empírica e de caráter exploratório. Utiliza a metodologia da História Oral, realizando entrevistas com cinquenta participantes do Encontro de Bois, incluindo organizadores, brincantes e observadores. Além disso, se vale da observação participante, do diário de campo e da análise de documentos, como fotos, mapas e matérias jornalísticas. A análise do material revela a centralidade da tríade dar-receber-retribuir para a continuidade do Encontro de Bois e o quanto que o espaço de sociabilidade, criado a partir da dádiva, favorece as relações de ensino-aprendizagem compartilhada. As pessoas participantes destacam a importância do acolhimento e da construção de afetos de reciprocidade e reconhecimento mútuo como elementos que fortalecem os laços comunitários e promovem a construção de identidades únicas na noite de Quarta de Cinzas, em Olinda. A pesquisa argumenta, que a pedagogia da festa, no Encontro de Bois, manifesta sua dimensão educativa por meio de rituais, performances e interações sociais; e assim, esta festa popular se torna um espaço de celebração de encontros de troca e aprendizado, onde as pessoas participantes exprimem valores, desenvolvem habilidades e constroem um senso de pertencimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Festas populares | pt_BR |
dc.subject | Educação informal | pt_BR |
dc.subject | Sistema Dádiva | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da festa | pt_BR |
dc.subject | Encontro de Bois de Olinda | pt_BR |
dc.title | Dar-receber-retribuir : a pedagogia da festa na casa de dona dá - festa popular e educação informal na perspectiva do sistema dádiva | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7830868050990366 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5989326759915260 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | La investigación invita a repensar los enfoques tradicionales de la educación al demostrar el potencial educativo de las fiestas populares, a través del estudio del Encontro de Bois de Olinda, desde la perspectiva del sistema del don propuesto por Marcel Mauss. La reflexión partió de la observación de que al articular los temas de la Fiesta y la Educación, en el ámbito de la Educación, a pesar del reconocimiento de la importancia de los procesos formativos de la Educación Informal, se comprende como no intencional. Además, se percibió que existe una carencia de estudios que aborden las fiestas populares como espacios educativos en su propio ambiente, delimitados por esta modalidad educativa. Por lo tanto, la investigación busca llenar estos vacíos al investigar cómo el Encontro de Bois de Olinda, un evento festivo que ocurre anualmente el Miércoles de Ceniza, en el ámbito de la Educación Informal, refleja una pedagogía de la fiesta, basada en el sistema del don, a través de la triple operación dar-recibir-retribuir, teniendo en cuenta que este sistema de reciprocidad tiene como objetivo, intencionalmente, crear lazos entre las personas participantes. La tesis tiene como objetivo general delimitar analíticamente la dimensión educativa de las fiestas populares aprehendidas como un campo de estudios de la Educación Informal. Específicamente, busca reflexionar sobre las fiestas populares como una dimensión de la Educación Informal, identificando sus procesos pedagógicos; aprehender los principales efectos formativos diseminados por el Encontro de Bois en la construcción de identidades y memorias de la noche del Miércoles de Ceniza en Olinda; y también describir la experiencia del Encontro de Bois, con el fin de realizar la proposición de una pedagogía de la fiesta. La investigación adopta un enfoque cualitativo, de naturaleza teórico-empírica y de carácter exploratorio. Utiliza la metodología de la Historia Oral, realizando entrevistas con cincuenta participantes del Encontro de Bois, incluyendo organizadores, participantes y observadores. Además, se vale de la observación participante, del diario de campo y del análisis de documentos, como fotos, mapas y materiales periodísticos. El análisis del material revela la centralidad de la tríada dar-recibir-retribuir para la continuidad del Encontro de Bois y cuán favorable es el espacio de sociabilidad creado a partir del don para las relaciones de enseñanza-aprendizaje compartida. Las personas participantes destacan la importancia de la acogida y la construcción de afectos de reciprocidad y reconocimiento mutuo como elementos que fortalecen los lazos comunitarios y promueven la construcción de identidades únicas en la noche del Miércoles de Ceniza en Olinda. La investigación argumenta que la pedagogía de la fiesta en el Encontro de Bois manifiesta su dimensión educativa a través de rituales, actuaciones e interacciones sociales; y así, esta fiesta popular se convierte en un espacio de celebración de encuentros de intercambio y aprendizaje, donde las personas participantes expresan valores, desarrollan habilidades y construyen un sentido de pertenencia. | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research invites a rethinking of traditional approaches to education by demonstrating the educational potential of popular festivals, through the study of the Encontro de Bois de Olinda, from the perspective of the gift system proposed by Marcel Mauss. The reflection stemmed from the observation that when articulating the themes of Festival and Education, in the field of Education, despite the recognition of the importance of the formative processes of Informal Education, it is understood as unintentional. In addition, it was noticed that there is a lack of studies that address popular festivals as educational spaces in their own environment, delimited by this educational modality. Therefore, the investigation seeks to fill these gaps by investigating how the Encontro de Bois de Olinda, a festive event that takes place annually on Ash Wednesday, within the scope of Informal Education, reflects a pedagogy of the festival, based on the gift system, through the triple operation of giving-receiving-returning, given that this system of reciprocity intentionally aims to create bonds between the participating people. The thesis aims to analytically delimit the educational dimension of popular festivals apprehended as a field of studies of Informal Education. Specifically, it seeks to reflect on popular festivals as a dimension of Informal Education, identifying their pedagogical processes; apprehend the main formative effects disseminated by the Encontro de Bois in the construction of identities and memories of Ash Wednesday night in Olinda; and also describe the experience of the Encontro de Bois, in order to carry out the proposition of a pedagogy of the festival. The research adopts a qualitative approach, of a theoretical-empirical nature and exploratory character. It uses the methodology of Oral History, conducting interviews with fifty participants of the Encontro de Bois, including organizers, players and observers. In addition, it uses participant observation, field diary and analysis of documents, such as photos, maps and journalistic materials. The analysis of the material reveals the centrality of the giving-receiving-returning triad for the continuity of the Encontro de Bois and how the space of sociability created from the gift favors the relations of shared teaching-learning. The participating people highlight the importance of welcoming and building affections of reciprocity and mutual recognition as elements that strengthen community bonds and promote the construction of unique identities on Ash Wednesday night in Olinda. The research argues that the pedagogy of the festival at the Encontro de Bois expresses its educational dimension through rituals, performances and social interactions; and thus, this popular festival becomes a space for celebrating exchange meetings and learning, where the participating people express values, develop skills and build a sense of belonging. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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