Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63605

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, Francini Barros-
dc.contributor.authorPorciúncula, Amanda Bacelar-
dc.date.accessioned2025-06-05T15:48:03Z-
dc.date.available2025-06-05T15:48:03Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.date.submitted2025-06-04-
dc.identifier.citationPorciúncula, Amanda Bacelar. O ensino-aprendizagem do balé clássico para crianças. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63605-
dc.description.abstractEsta monografia buscou refletir e investigar metodologias e práticas pedagógicas para o ensino do balé clássico para crianças de 2 a 6 anos, considerando seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Parte-se da percepção de que muitos profissionais não possuem formação adequada, o que compromete a qualidade do ensino e o pleno desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica, observação de aulas baseadas nos métodos russo e inglês, respectivamente Método Vaganova e Royal Academy of Dancing, e entrevistas com professoras atuantes na área. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico adotado, no qual, os principais diálogos foram estabelecidos com autores, tais como: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Isabel Marques e Rudolf Laban. O estudo oferece contribuições teóricas e práticas para o aprimoramento da pedagogia do balé infantil, incentivando um olhar mais sensível e qualificado sobre o ensino na primeira infância.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBalé Clássicopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMetodologias pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem do balé clássico para criançaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph sought to reflect and investigate methodologies and pedagogical practices for teaching classical ballet to children aged 2 to 6, considering their physical, emotional and cognitive development. It is based on the perception that many professionals do not have adequate training, which compromises the quality of teaching and the full development of children. The research, with a qualitative approach and exploratory and descriptive character, was carried out in three stages: bibliographic review, observation of classes based on the Russian and English methods, respectively Vaganova Method and Royal Academy of Dancing, and interviews with teachers working in the area. The data were analyzed based on the theoretical framework adopted, in which the main dialogues were established with authors such as Jean Piaget, Lev Vygotsky, Isabel Marques and Rudolf Laban. The study offers theoretical and practical contributions for the improvement of children's ballet pedagogy, encouraging a more sensitive and qualified view of teaching in early childhood.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Bacelar Porciúncula.pdf587,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons