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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63616

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUTRA, José Carlos Charamba-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Gabriel Neves da Motta-
dc.date.accessioned2025-06-05T16:40:59Z-
dc.date.available2025-06-05T16:40:59Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Gabriel Neves da Motta. Desenvolvimento de modelo de análise exergética para motores de usinas termoeletricas operando em ciclo diesel e otto. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63616-
dc.description.abstractA matriz de energia elétrica brasileira é conhecida pela maioria da sua capacidade provém de Usinas Hidroelétricas nas quais quando seus níveis estão baixo as usinas termoelétricas são responsáveis por suprir a demanda energética da população, sendo estas com a segunda maior capacidade energética do território nacional brasileiro, dentre estas usinas estão a Pau Ferro I e a Termomanaus que pertencem a Centrais Elétricas de Pernambuco (EPESA) que contam com 912 motores PERKINS modelo 20806A-E18TAG3 para gerar a energia demandada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) através do óleo diesel, e que através da DSofer terá a possibilidade de converter seus motores, de forma reversível, para a operação com gás natural através da inovação tecnologia denominada DDR2. O estudo objetivou utilizar a eficiência exergética e energética para análise da geração diante de uma demanda a ser entregue pela usina, consistindo no mapeamento da geração diante de dois modos de operações mais eficientes dos motores, fazendo que seja localizada qual a melhores configuração de operação da usina para aquela geração, seja para diesel ou para gás natural com a inovação tecnológica. Inicialmente foi feita a validação com os modos de operação prime 50% e 75% pois apresentaram melhores resultado com eficiência exergética de 42,85% e 43,82% respectivamente para operação com o óleo diese e 37,26% e 34,57% para o gás natural. Após o cálculo das eficiências foi usado o modelo de analise desenvolvido através do MatLab/Simulink, com 1% de desvio, que mostra a melhor configuração para demandas solicitadas de 118,56 MW, 177,84MW e a demanda outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de 237,12MW, senda esta a demanda utilizada para analisar as condições atuais da usina. O modelo chegou a identificar 15 combinações para a operação de motores para um desvio de -0,019% que chegam a economizar até 2160 litro/hora de diesel, já para a operação com o gás natural devido ao uso do DDR2 foi observado um potencial de economia de 1025Nm3/hora para as mesmas condições. Se considerar a operação atual das Usinas termoelétricas utilizando o diesel, que contaria com motores operando entre 75% e 77% do Prime, para uma demanda de 237,12 MW foram identificadas 26 configurações ao validar o modelo, com um potencial de economia de combustível de 2640 Litros/hora e ao estudar o comportamento do desvio na região de melhor operação esse potencial poderia iria ser aumentado para mais 520 litros/hora. Com isso o modelo demonstrou resultados favoráveis à sua aplicação em usinas que utilizando hidrocarbonetos como combustíveis que na usina em análise acarretaria 6076 kg/hora a menos de emissão e o uso da inovação tecnológica geraria 39,27kg/hora a menos por cada motor em operação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEficiência exergéticapt_BR
dc.subjectOtimização da gestão de combustívelpt_BR
dc.subjectTecnologias de conversão de motorespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de modelo de análise exergética para motores de usinas termoeletricas operando em ciclo diesel e ottopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4284587821491029pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7428090726221583pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian electric energy matrix is known for the majority of its capacity supplied by hydroelectric power plants in which, when the level of water is low the thermoelectric power plants can operate, they are responsible for supplying the population's energy demand and is the second largest amount of energy supply in the country, among these power plants are Pau Ferro I and Termomanaus, which belong to the Centrais Elétricas de Pernambuco (EPESA), which count with 912 PERKINS engines model 20806A-E18TAG3, to generate the energy demanded by the National Electric System Operator (ONS), using diesel oil , and that through the DSofer you will have the possibility of converting its engines, in a reversible way, to an operation with natural gas through the innovation in technology called DDR2. The study aimed at using exergetic and energy efficiency for the analysis of the generation in face of a demand to be delivered by the power plant, consisting of mapping the generation in face of two more efficient modes of operation of the engines, making it located which is the best configuration of operation of the power plant for that generation, either for diesel or for natural gas with technological innovation. Initially, the prime 50% and 75% operation modes were validated, as they presented the best results with exergy efficiency of 42.85% and 43.82%, respectively, for diesel and 37.26% and 34.57% for natural gas. After calculating all the efficiencies, the analysis model developed through MatLab/Simulink was used, with 1% deviation, which shows the best configuration for requested demands of 118.56 MW, 177.84MW and the demand granted by the National Electric Energy Agency (ANEEL) that is 237.12MW. The model has identified 15 combinations for the operation of engines for a deviation of -0.019% that can save up to 2160 liters/hour of diesel, while for the operation with natural gas due to the use of DDR2 a potential saving of 1025Nm3/hour was observed for the same conditions. If the current operation of the thermoelectric power plant using diesel, which would have engines operating between 75% and 77% of Prime, for a demand of 237.12 MW, 26 configurations were identified when validating the model, with a fuel saving potential of 2640 liters/hour and when studying the behavior of the deviation in the region of better operation this potential could be increased to another 520 liters/hour. Thus, the model demonstrated favorable results for its application in power plants that using hydrocarbons as fuels that in the EPESA power plant analysis would result in 6076 kg/hour less emissions and the use of technological innovation would generate 39.27 kg/hour less for each engine in operation.pt_BR
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