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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63668
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEDRADO, Benedito | - |
dc.contributor.author | MACÊDO, Moema Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T14:33:24Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T14:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Moema Alves. Cuidados em saúde pública para povos de comunidades tradicionais de terreiro de candomblé: atravessamentos sensíveis e resistências ao racismo religioso. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63668 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta resultados e análises produzidas a partir de pesquisa cujo objetivo geral foi analisar a oferta de cuidados em saúde pública para membros de comunidades tradicionais de regiões de matriz africana. Contextualização: O Brasil foi estruturado a partir de instituições e processos de colonização, alicerçados em práticas racistas que estabeleceram linhas abissais, nem sempre visíveis, as quais demarcaram espaços de desigualdade social, naturalizando iniquidades sociais. Essa memória e organização social moldam relações interpessoais e coletivas, atualizando desigualdades. Neste sentido, a produção de cuidado em saúde pública, entendida como uma relação de afetação entre sujeitos singulares (síntese de planos universais e particulares), é profundamente impactada pelo racismo, que limita a efetivação de um cuidado integral à população e impõe obstáculos às transformações estruturais preconizadas pela Reforma Sanitária Brasileira. Cria-se assim sérios obstáculos à implementação de uma política de saúde, entendida como um direito universal, em uma visão ampliada que reconhece determinantes e condicionantes sociais. Nesse contexto, destaca-se a influência do racismo religioso e suas consequências para o cuidado em saúde voltado aos povos tradicionais de terreiros de Candomblé, uma religião de matriz africana. Método: A pesquisa foi de abordagem qualitativa e os espaços privilegiados para construção da pesquisa foram o Terreiro de Candomblé “Quilombaxé kwê Cèjá Omi Ypondá”, localizado em Juazeiro do Norte-CE e uma Unidade Básica de Saúde da Família adscrita ao Terreiro, portanto acessada por membros desse Terreiro. Os/as interlocutores/as foram lideranças religiosas e filhos/as de santo do Terreiro, com mais de 7 anos de inserção na religião e maiores de 18 anos, bem como trabalhadores/as da saúde da referida unidade de saúde da família. A produção de informações aconteceu por meio de entrevistas e produções de ecomapas. Para análise, foram produzidos mapas dialógicos de orientação construcionista. O fato da pesquisadora não ser adepta de religiões de matriz africana e ser profissional de saúde na atenção primária incidiu em reflexões constantes sobre ética e sobre lugares de fala. Fundamentação teórico-metodológica: Trata-se de uma pesquisa com referencial teórico metodológico ancorado no construcionismo social, portanto, pautado numa inter-relação sujeito-objeto e assumindo posicionamento situado e, portanto, não representacionista, antiessencialista e antirrealista. Resultados: As produções discursivas dos/as trabalhadores/as da saúde abordaram o Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva de sua universalidade, mas não apontaram para estratégias de equidade que assegurassem o acesso integral aos serviços. Dessa forma, a clínica ampliada não consegue se concretizar na singularidade do sujeito, limitando-se à oferta de cuidados a indivíduos considerados, de forma genérica, universais. Essa dinâmica parece ser particularmente sentida pelos/as adeptos/as de religiões de matrizes africanas entrevistados, que, em momentos de adoecimento e vulnerabilidade, percebem a necessidade de recorrer a estratégias de neutralização de suas identidades específicas para obter acesso aos cuidados básicos, muitas vezes se sentindo desamparados. Conclusões: A partir dos resultados de nossa pesquisa, é possível refletir sobre a oferta de cuidados em saúde aos Povos Tradicionais de Terreiros de Candomblé, analisando as políticas públicas implementadas (lacunas existentes e barreiras de acesso), além das estratégias adotadas por essa população para resistir e enfrentar práticas racistas, de fundamento religioso, durante a busca por cuidados em equipamentos de saúde do SUS. Destaca-se a necessidade de promover ações de educação permanente em saúde, articuladas com as Comunidades Tradicionais de Terreiros, visando uma abordagem mais inclusiva e respeitosa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cuidados em saúde | pt_BR |
dc.subject | Religião de Matriz Africana | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Cuidados em saúde pública para povos de comunidades tradicionais de terreiro de candomblé : atravessamentos sensíveis e resistências ao racismo religioso | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4015132590283508 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3188365001747186 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis presents results and analyses based on research whose main objective was to analyse the provision of public healthcare to members of traditional communities of African diasporic regions. Contextualization: Brazil was structured based on colonial institutions and processes, grounded in racist practices that established deep, often invisible lines, which marked spaces of social inequality, naturalizing social inequities. This history and social organization shape interpersonal and collective relationships, perpetuating inequalities. In this sense, the provision of public health care, understood as a relationship of impact between individual subjects (a synthesis of universal and particular plans), is profoundly affected by racism, which limits the realization of comprehensive care for the population and imposes obstacles to the structural transformations envisioned by the Brazilian Health Reform. This creates significant barriers to the implementation of a health policy understood as a universal right, within a broader perspective that recognizes social determinants and conditions. In this context, the influence of religious racism and its consequences for healthcare aimed at traditional Candomblé “terreiro” communities, an African diasporic religion, stands out. Method: The research followed a qualitative approach, with the primary spaces for data collection being the Candomblé terreiro “Quilombaxé kwê Cèjá Omi Ypondá,” located in Juazeiro do Norte-CE, Northeast of Brazil, and a Family Health Unit associated with the “terreiro”, which is accessed by members of this terreiro. The interlocutors were religious leaders and followers of the terreiro, with more than seven years of religious involvement and aged over 18, as well as health professionals from the referred Family Health Unit. Data were collected through interviews and the production of ecomaps. For analysis, dialogical maps were created based on a constructionist orientation. The fact that the researcher is not an adherent of African diasporic religions and is a primary healthcare professional influenced constant reflections on ethics and the positionality of the researcher. Theoretical and Methodological Framework: This research is anchored in a social constructionist theoretical-methodological framework, based on an interrelation between subject and object, assuming a situated stance and, therefore, non-representational, anti-essentialist, and anti-realist. Results: The discursive productions of health professionals addressed the Unified Health System (SUS) from the perspective of its universality but did not point to equity strategies that would ensure full access to services. In this way, the expanded clinical model fails to materialize in the singularity of the subject, limiting itself to providing care to individuals considered, in a generic sense, universal. This dynamic appears to be particularly felt by the interviewees from African diasporic religions, who, in moments of illness and vulnerability, perceive the need to resort to strategies to neutralize their specific identities in order to access basic care, often feeling unsupported. Conclusions: Based on the results of our research, it is possible to reflect on the provision of healthcare to Traditional Candomblé Terreiro Peoples, analysing the public policies implemented (existing gaps and access barriers), as well as the strategies adopted by this population to resist and confront religiously-based racist practices during their search for care in SUS healthcare facilities. The need to promote ongoing health education actions, coordinated with Traditional Terreiro Communities, is emphasized, aiming for a more inclusive and respectful approach. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
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