Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63686
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Rosângela Tenório de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Filipe Antonio Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:07:36Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T17:07:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Filipe Antonio Ferreira da. Nada será como antes: a pedagogia da insurgência dos Coletivos LGBTs+ no Agreste Pernambucano. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63686 | - |
dc.description.abstract | Os avanços culturais, comportamentais, identitários e pós-identitários da população ocidental em relação à diversidade sexual tem colaborado para que as relações sociais e as experiências emancipatórias sejam cada vez mais compartilhadas em busca de uma imaginação epistemológica e democrática. Desconstruir preconceitos, violências e discriminações é uma tarefa árdua e constante, bem como reconstruir novas configurações e práticas educativas sociais que sejam capazes de expandir a valorização da diferença e da igualdade. Nesse caminho cosmopolita, o uso das redes sociais a partir das mídias digitais (internet) tem possibilitado aos coletivos LGBTs+ na contemporaneidade um uso insurgente de suas ferramentas e novas práticas discursivas a partir de seus diversos roteiros, agendas, ações e demandas em constante luta contra a LGBTfobia. Essa tese trabalha com a hipótese da educação como possibilidade de mudança de paradigmas sociais e políticos, uma vez que as lutas por justiça social reinventam em seus sujeitos a luta por dignidade e o direito à diferença. Dessa forma, a produção de um discurso pedagógico materializado em rede, que discursa e denuncia os processos de classificação social, preconceitos e discriminações subjetivados em nossa realidade. O objetivo dessa pesquisa foi compreender as relações de poder implicadas nas condições de produção do discurso pedagógico insurgente que são utilizados por coletivos LGBTs+ no agreste pernambucano. Nesse caminho, a educação produzida dentro dos coletivos sociais LGBTs+ se traduz como um lugar de (re)leitura da sociedade, implicada em relações de poder e saber. O caminho metodológico foi realizado a partir das contribuições da netnografia digital e da arqueogenealogia a partir das práticas discursivas das redes sociais dos coletivos LGBT+ do agreste pernambucano. Os dados analisados foram estruturados a partir dos capítulos teóricos em diálogo com os capítulos de análise. Nosso estudo constatou que as condições de produção mediadas pelo discurso pedagógico através das relações de poder são estruturadas por momentos de inquietação e solidariedade. A inquietação surge a partir das demandas e reivindicações dos coletivos LGBT+ do agreste pernambucano em insurgir diante das políticas públicas produzidas no agreste pernambucano. Ao longo dos anos, os coletivos se organizam via redes sociais colaborando com ações, manifestações e intervenções na busca por proteção e propostas de combate a LGBTfobia, exigindo dos poderes públicos a consolidação de políticas que visam a proteção integral de suas vidas. Nesse cenário, o poder estatal viu-se pressionado a colaborar com os coletivos, realizando e consolidando uma série de políticas públicas voltadas para a população LGBT+. Em laços de solidariedade, os coletivos LGBT+ do agreste pernambucano lutam pelo reconhecimento de 8 suas agendas, demandas e repertórios em busca de cidadania, justiça e emancipação sexual e social contra toda forma de exclusão, preconceito e discriminação motivadas pelas suas identidades de gênero ou orientação sexual. Defender suas formas de vida, desejo e comportamento sexual consolida-se na contemporaneidade como um projeto insurgente, em luta constante contra a ideologia LGBTfóbica e a doutrinação heterossexista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Movimento LGBT+ | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas Insurgentes | pt_BR |
dc.title | Nada será como antes : a pedagogia da insurgência dos Coletivos LGBTs+ no Agreste Pernambucano | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1713920718384060 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9030367663083004 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The cultural, behavioral, identity and post-identity advances of the Western population in relation to sexual diversity have contributed to the increasingly shared social relations and emancipatory experiences in search of an epistemological and democratic imagination. Deconstructing prejudices, violence and discrimination is an arduous and constant task, as is rebuilding new configurations and social educational practices that can expand the appreciation of difference and equality. In this cosmopolitan path, the use of social networks based on digital media (internet) has enabled LGBT+ collectives in contemporary times to make insurgent use of their tools and new discursive practices based on their diverse scripts, agendas, actions and demands in a constant fight against LGBTphobia. This thesis works with the hypothesis of education as a possibility of changing social and political paradigms, since the struggles for social justice reinvent in their subjects the fight for dignity and the right to difference. In this way, the production of a pedagogical discourse materialized in a network, which discusses and denounces the processes of social classification, prejudices and discrimination subjectivized in our reality. The objective of this research was to understand the power relations implied in the conditions of production of the insurgent pedagogical discourse that are used by LGBT+ collectives in the Pernambuco countryside. In this way, the education produced within the LGBT+ social collectives translates as a place of (re)reading society, implied in relations of power and knowledge. The methodological path was carried out based on the contributions of digital netnography and archer genealogy based on the discursive practices of the social networks of the LGBT+ collectives in the Pernambuco countryside. The data analyzed were structured based on the theoretical chapters in dialogue with the analysis chapters. Our study found that the conditions of production mediated by the pedagogical discourse through power relations are structured by moments of unrest and solidarity. The concern arises from the demands and claims of LGBT+ groups from the Pernambuco hinterland to revolt against public policies produced in the Pernambuco hinterland. Over the years, the groups have organized themselves via social media, collaborating with actions, demonstrations and interventions in the search for protection and proposals to combat LGBTphobia, demanding that public authorities consolidate policies that aim to fully protect their lives. In this scenario, the state power found itself pressured to collaborate with the groups, implementing and consolidating a series of public policies aimed at the LGBT+ population. In bonds of solidarity, the LGBT+ groups from the Pernambuco hinterland fight for the recognition of their agendas, demands and repertoires in the search for 10 citizenship, justice and sexual and social emancipation against all forms of exclusion, prejudice and discrimination motivated by their gender identities or sexual orientation. Defending their lifestyles, desires and sexual behaviors has become an insurgent project in contemporary times, in a constant struggle against LGBTphobic ideology and heterosexist indoctrination. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Filipe Antonio Ferreira da Silva.pdf | 9,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons