Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63694

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMotta, Ivana Delfino-
dc.contributor.authorSilva, Simone Maria da-
dc.date.accessioned2025-06-09T17:41:19Z-
dc.date.available2025-06-09T17:41:19Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.date.submitted2025-06-03-
dc.identifier.citationSILVA, Simone Maria da. Reza, caminho e dança: a encantaria da dança nos terreiros da Jurema Sagrada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63694-
dc.description.abstractSobrevivendo ao tempo, por meio da fé, rituais e transe, a ancestral tecnologia de dança e cura evoluiu de maneira potente se fortalecendo no tempo presente para uma prática religiosa. A Jurema Sagrada é uma religião excedente das práticas indígenas que foram e são atravessadas pela ancestralidade afro-diaspórica e pelo cristianismo. A presente escrita é fruto de uma pesquisa que se inicia no solo sagrado do terreiro ao qual faço parte, este catimbó culmina em um processo criativo que visa fazer o corpo dançar. O termo catimbó, refere-se a uma prática ritualística afro-brasileira que envolve música, dança e elementos espirituais. O trabalho se propõe a explorar como esse processo influencia a expressão corporal e a experimentação artística na dança de terreiro, destacando sua importância cultural e suas possíveis aplicações na performance artística. A autoetnografia é adotada como abordagem metodológica para explorar a relação entre corpo, movimento dançado e fé. A autoetnografia permite uma reflexão pessoal sobre as experiências vividas, oferecendo um espaço para examinar os aspectos transitórios e de fronteira entre diferentes estados ou identidades. Tais reflexões buscam compreender os corpos que manifestam sua fé através de atividades como caminhar, rezar, dançar/girar, tocar, entrar em transe, benzimentos e na oralidade dos cantos. Estes corpos são caracterizados pela ginga das histórias e memórias, especialmente aqueles que consideram a dança como uma parte fundamental de seus processos de cura e de conexão com suas ancestralidades.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJurema Sagradapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.titleReza, caminho e dança: a encantaria da dança nos terreiros da Jurema Sagradapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Jonatan Willian Sobral Barros da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2412206584327310pt_BR
dc.description.abstractxSurviving through time by means of faith, rituals, and trance, the ancestral technology of dance and healing has evolved powerfully, asserting itself in the present as a religious practice. Jurema Sagrada is a religion that transcends indigenous practices, shaped by Afro-diasporic ancestry and Christianity. This writing is the result of research rooted in the sacred ground of the terreiro to which I belong; this catimbó culminates in a creative process aimed at making the body dance. The term catimbó refers to an Afro-Brazilian ritualistic practice involving music, dance, and spiritual elements. This study aims to explore how such a process influences bodily expression and artistic experimentation within dança de terreiro, highlighting its cultural significance and potential applications in artistic performance. Autoethnography is adopted as the methodological approach to investigate the relationship between body, danced movement, and faith. This method allows for a personal reflection on lived experiences, offering a space to examine the transitional and liminal aspects between different states or identities. These reflections seek to understand the bodies that manifest their faith through activities such as walking, praying, dancing/spinning, drumming, entering trance, performing blessings, and in the oral tradition of sacred songs. These are bodies characterized by the ginga of stories and memories, especially those for whom dance is a fundamental part of their healing processes and connection with their ancestries.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3196186353321607pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Simone Maria da Silva.pdf9,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons