Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63698

Compartilhe esta página

Título: Violência na escola : a reprodução de uma sociedade violenta no ambiente escolar
Autor(es): VALENTE JÚNIOR, Cláudio Luís Damasceno
Palavras-chave: Violência; Escola; Violência escolar; Violência na escola
Data do documento: 31-Jan-2024
Citação: VALENTE JÚNIOR, Cláudio Luís Damasceno. Violência na escola: a reprodução de uma sociedade violenta no ambiente escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os índices de violência escolar vêm crescendo exponencialmente nas sociedades, se tornando pauta nos principais debates e promoções de políticas públicas. Esta violência hoje ocupa diferentes espaços sociais, como a escola. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo principal de analisar as tipificações de violência que acometem o ambiente escolar, a partir de uma revisão da literatura existente. Foi feito um apanhado de 73 artigos e 3 dissertações que trabalham a violência escolar, e a partir deles pode ser percebido as principais tipificações que são citadas ao se trabalhar o fenômeno, que passou a ser estrutural. Por fim, analisando a base de citações a partir do software Atlas TI, encontra-se algumas características especificas ao observar os dados trabalhados, como o grande índice de citações sobre o bullying, ou como a manifestações de violência está plenamente atrelado à falta de perspectiva social sobre a instituição escola. Construí este trabalho pensando na importância de “fazer existir” a violência no espaço escolar, para que após a construção de suas percepções, saídas assertivas sejam criadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63698
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Cláudio Valente Pronta (1) (1) (1) (1).pdf741,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons