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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63709

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas-
dc.contributor.authorSOARES, Rodolpho Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-06-10T16:31:07Z-
dc.date.available2025-06-10T16:31:07Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationSOARES, Rodolpho Rodrigues. Estratégias para um novo modelo de concessão de ferrovias urbanas deficitárias: um estudo aplicado à CBTU João Pessoa. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63709-
dc.description.abstractNo Brasil, o transporte de passageiros sobre trilhos enfrenta uma série de desafios, incluindo falta de planejamento, ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura deficitária e baixo volume de investimentos. Esse cenário é agravado pelo esgotamento do espaço fiscal para investimentos em infraestrutura, o que tem levado o governo a buscar maior pela eficiência administrativa e austeridade fiscal. Em resposta a esse cenário, as concessões têm sido adotadas como a principal estratégia para viabilizar os investimentos no setor, embora o modelo de concessão tradicional seja ela pura, patrocinada ou administrativa, revele limites, como altos custos iniciais, remuneração tardia e incerta, e a complexidade da gestão ao longo do contrato. Diante desse contexto, surge a necessidade de repensar o modelo de investimentos em infraestrutura para garantir seu crescimento e sustentabilidade fiscal. Nesse sentido, a Engenharia Territorial propõe uma nova abordagem, incorporando projetos produtivos que impulsionam o desenvolvimento econômico, com o entendimento de que o crescimento econômico regional ou local pode ser a base para financiar os investimentos públicos, por meio do aumento da arrecadação fiscal. A Engenharia Territorial sugere que programas de desenvolvimento territoriais sejam ferramentas para o planejamento urbano, unindo investimentos públicos e privados em um território delimitado, gerando atratividade para investidores, mobilizando a economia local e aumentando a arrecadação fiscal. A partir desse pressuposto, a proposta desta pesquisa é apontar mecanismos para o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a elaboração de um novo modelo de concessão para o setor ferroviário urbano que promova tanto o crescimento econômico quanto o equilíbrio fiscal dos investimentos públicos, aplicando os conceitos da Engenharia Territorial. A pesquisa escolheu a cadeia de valor cultural das cidades atendidas pela CBTU João Pessoa, utilizando o conceito de programas territoriais para definir áreas ao redor das estações para instalação de novas empresas do setor cultural. O objetivo foi gerar multiplicadores econômicos e fiscais para subsidiar os aportes públicos no projeto de concessão. O resultado da aplicação dessa abordagem foi um modelo de concessão financeiramente equilibrado e atraente para o setor privado, com um fluxo de caixa sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcessão públicapt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectEngenharia territorialpt_BR
dc.subjectProgramas territoriaispt_BR
dc.subjectMultiplicadores Econômicos e Fiscaispt_BR
dc.titleEstratégias para um novo modelo de concessão de ferrovias urbanas deficitárias: um estudo aplicado à CBTU João Pessoapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAGÃO, Joaquim José Guilherme de-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6594943575825417pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, rail passenger transport faces a series of challenges, including a lack of planning, the absence of effective public policies, deficient infrastructure and low investment volume. This scenario is aggravated by the exhaustion of fiscal space for infrastructure investments, which has led the government to seek greater administrative efficiency and fiscal austerity. In response to this scenario, concessions have been adopted as the main strategy to make investments in the sector viable, although the traditional concession model, whether pure, sponsored or administrative, reveals limitations, such as high initial costs, late and uncertain remuneration, and the complexity of management throughout the contract. Given this context, there is a need to rethink the infrastructure investment model to ensure its growth and fiscal sustainability. In this sense, Territorial Engineering proposes a new approach, incorporating productive projects that drive economic development, with the understanding that regional or local economic growth can be the basis for financing public investments, through increased tax revenue. Territorial Engineering suggests that territorial development programs are tools for urban planning, combining public and private investments in a delimited territory, generating attractiveness for investors, mobilizing the local economy and increasing tax revenue. Based on this assumption, the proposal of this research is to point out mechanisms for the development of strategies that contribute to the elaboration of a new concession model for the urban railway sector that promotes both economic growth and the fiscal balance of public investments, applying the concepts of Territorial Engineering. The research chose the cultural value chain of the cities served by CBTU João Pessoa, using the concept of territorial programs to define areas around the stations for the installation of new companies in the cultural sector. The objective was to generate economic and fiscal multipliers to subsidize public contributions to the concession project. The result of applying this approach was a financially balanced concession model that is attractive to the private sector, with a sustainable cash flow.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5546360839035812pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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