Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÜLLER, Elaine-
dc.contributor.authorSILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da-
dc.date.accessioned2025-06-10T18:44:48Z-
dc.date.available2025-06-10T18:44:48Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da. Autistas e museus comunitários: uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa que impacta a comunicação, a interação social e o comportamento. Este trabalho tem como objetivo explorar a história e a evolução do autismo, destacando a importância de abordagens inclusivas e a necessidade de políticas públicas que promovam a conscientização e a acessibilidade, especialmente em museus. A pesquisa aborda a conceituação inicial do autismo, sua heterogeneidade nas manifestações e os desafios enfrentados por indivíduos autistas em ambientes educacionais e profissionais. Além disso, discute o papel dos museus como espaços de inclusão social, onde narrativas históricas podem ser resgatadas e a diversidade valorizada. Por fim, enfatiza a luta pela visibilidade e pelos direitos das pessoas autistas como uma questão de direitos humanos, ressaltando a importância de uma abordagem respeitosa e inclusiva em relação ao autismo.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectNeurodiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleAutistas e museus comunitários : uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=341247C391F553CCA36B97D58FCFDB27#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=341247C391F553CCA36B97D58FCFDB27#pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a complex neuropsychiatric condition that affects communication, social interaction, and behavior. This study aims to explore the history and evolution of autism, emphasizing the importance of inclusive approaches and the need for public policies that promote awareness and accessibility, particularly in museums. The research discusses the initial conceptualization of autism, its heterogeneity in manifestations, and the challenges faced by autistic individuals in educational and professional settings. Additionally, it examines the role of museums as spaces for social inclusion, where historical narratives can be reclaimed and diversity celebrated. Finally, it highlights the fight for visibility and rights of autistic individuals as a human rights issue, underscoring the importance of a respectful and inclusive approach to autism.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Antropologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AUTISTAS E MUSEUS COMUNITÁRIOS_ Uma Sinergia para a Inclusão e a Valorização da Neurodiversidade..docx.pdf582,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons