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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKRAMER, Raphael-
dc.contributor.authorSOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-06-11T13:29:57Z-
dc.date.available2025-06-11T13:29:57Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de. Atualização de rotas para o transporte de colaboradores: uma abordagem por meio de métodos de Otimização. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733-
dc.description.abstractO fretamento de veículos para o transporte de colaboradores, em substituição ao transporte público, tem se consolidado como uma prática cada vez mais comum, trazendo benefícios como maior conforto, controle sobre os horários de entrada e saída, além de contribuir para a eficiência operacional das empresas. Nesse contexto, esta dissertação aborda um problema de roteamento de veículos, inspirado em um caso real de uma empresa situada na região metropolitana do Recife-PE, com base no Problema de Roteamento de Ônibus Escolar. Para a resolução do problema, foi desenvolvida uma formulação matemática baseada em Programação Linear Inteira Mista. Complementarmente, foi adotada uma abordagem híbrida, integrando os resultados de uma heurística construtiva para a alocação dos colaboradores e definição das rotas como input para o modelo matemático. Adaptações no modelo original foram realizadas e experimentos computacionais conduzidos para testar diferentes cenários de alocação de recursos, analisando o impacto de variáveis de interesse. Para a resolução da formulação matemática, foi utilizado o solver CPLEX, que usa o método exato Branch-and-Cut, o que permitiu a obtenção de boas soluções para os diferentes cenários simulados. Além disso, uma análise indica que a incorporação de novos colaboradores não impacta o desempenho dos funcionários antigos em relação à distância máxima de caminhada e ao tempo de permanência no veículo. Adicionalmente, o estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo capaz de alocar os colaboradores às paradas e gerar rotas, atendendo à natureza dinâmica das operações logísticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOtimização Combinatóriapt_BR
dc.subjectProgramação Inteirapt_BR
dc.subjectRoteamento de Veículospt_BR
dc.subjectPlanejamento Logísticopt_BR
dc.subjectTransporte Corporativopt_BR
dc.titleAtualização de rotas para o transporte de colaboradores : uma abordagem por meio de métodos de Otimizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8933205185295882pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100360879284224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe chartering of vehicles for employee transportation, as a substitute for public transport, has become an increasingly common practice, offering benefits such as greater comfort, control over entry and exit times, and contributing to the operational efficiency of companies. In this context, this dissertation addresses a vehicle routing problem inspired by a real case of a company located in the metropolitan area of Recife-PE, based on the School Bus Routing Problem. To solve the problem, a mathematical formulation based on Mixed Integer Linear Programming (MILP) was developed. Additionally, a hybrid approach was adopted, integrating the results of a constructive heuristic for employee allocation and route definition as input for the mathematical model. Adaptations to the original model were made, and computational experiments were conducted to test different resource allocation scenarios, analyzing the impact of key variables.For the resolution of the mathematical formulation, the CPLEX solver was used, which employs the exact Branch-and-Cut method, enabling the attainment of good solutions for the different simulated scenarios. Additionally, an analysis indicates that the incorporation of new employees does not impact the performance of the existing employees regarding the maximum walking distance and the vehicle dwell time. Furthermore, the study proposes the development of an application capable of allocating employees to stops and generating routes, addressing the dynamic nature of logistics operations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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