Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63749

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERRAZ, Cristiano-
dc.contributor.authorBATISTA, Luciene Maria Torquato Cerqueira-
dc.date.accessioned2025-06-11T16:07:03Z-
dc.date.available2025-06-11T16:07:03Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationBATISTA, Luciene Maria Torquato Cerqueira. Amostragem e estimação de médias de preços incorporando informações de Big data. 2025. Tese (Doutorado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63749-
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma proposta de método de amostragem para coleta de dados, com o objetivo de gerar estimativas para médias de preços, levando em consideração informações disponíveis na web, relativas a uma população de “lojas virtuais”, através de algoritmos de web scraping, a fim de contribuir para construções de índices de preços voltados para esse tipo de comércio. Ainda que a capacidade computacional e tecnológica esteja em constante avanço, definir uma estratégia de amostragem probabilística para captura de dados de um universo Big data, como a web (W3), é de fundamental importância para a realização de inferência estatística adequada. Na composição de tal estratégia, esta tese propõe o uso de técnicas de amostragem em dois estágios, múltiplos cadastros, combinação de captura e recaptura com amostragem de Bernoulli e amostragem bidimensional. Parte da teoria proposta é ilustrada através de um experimento piloto para gerar estimativas de médias de preços de lojas virtuais para aparelhos celulares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMega dadospt_BR
dc.subjectWeb Scrapingpt_BR
dc.subjectCadastros Múltiplospt_BR
dc.subjectAmostragem de Bernoullipt_BR
dc.subjectAmostragem por Captura e Recapturapt_BR
dc.titleAmostragem e estimação de médias de preços incorporando informações de Big datapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMARTINEZ, Raydonal Ospina-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9778542861253715pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1122718253481481pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Estatisticapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis presents a proposed sampling method for data collection, aimed at generating estimates for average prices, considering information available on the web related to a population of “online stores”, through web scraping algorithms, to contribute to the development of price indices focused on this type of commerce. Even though computational and technological capacity is constantly advancing, defining a probabilistic sampling strategy to capture data from a Big data universe, such as the web (W3), is of fundamental importance for carrying out adequate statistical inference. In composing such a strategy, this thesis proposes the use of two-stage sampling techniques, multiple frames, combination of capture and recapture with Bernoulli sampling and bidimensional sampling. Part of the proposed theory is illustrated through a pilot experiment aimed at generating average price estimates for online stores selling mobile phones.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6357960802605841pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons