Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63773

Compartilhe esta página

Título: "A libertação do ventre dá às escravas uma certa elevação moral que as exaltará, e com razão... Prevejo conflitos" : mulheres e seus projetos de emancipação em Pernambuco (1860-1871)
Autor(es): GONÇALVES, Raphaela Ferreira
Palavras-chave: Mulheres escravizadas; Pernambuco,; Ação de Liberdade
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Raphaela Ferreira. "A libertação do ventre dá às escravas uma certa elevação moral que as exaltará, e com razão... Prevejo conflitos" : mulheres e seus projetos de emancipação em Pernambuco (1860-1871). 2025. Tese (Doutorado em História) -- Universidade de Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta tese tem como objetivo investigar, a partir da História Social, processos civis ajuizados na província de Pernambuco, com ênfase nas questões relacionadas à alforria de mulheres e crianças escravizadas. O recorte temporal de 1860 a 1871 é especialmente relevante, pois permite explorar não apenas os debates políticos sobre a emancipação do elemento servil, mas também abarca o período entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Rio Branco (1871), que foram importantes marcos legislativos na trajetória da escravidão no Brasil. Neste contexto, propõe-se examinar como os projetos de emancipação das mulheres, majoritariamente formulados e registrados por homens, deixaram marcas escritas de um período conturbado da história brasileira. Esses discursos recorriam à ideia do que seria “feminino” para tratarem da emancipação. Abordaremos as categorias de classe, raça e gênero, que estruturara materialmente a exploração do trabalho no âmbito da cultura escravista, patriarcal e local do período imperial. A análise destaca, ainda, a reprodução da escravização a partir do ventre materno, peculiar às mulheres escravizadas, ressaltando o papel indissociável do gênero na manutenção e perpetuação do sistema escravista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63773
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Raphaela Ferreira Gonçalves.pdf4,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons