Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788
Compartilhe esta página
Título: | Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG |
Autor(es): | LIRA, Jaqueline Rodrigues |
Palavras-chave: | Formação de professores; Educação musica; infantil; Estágio supervisionado; Identidade docente; UFCG; Borne |
Data do documento: | 24-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIRA, Jaqueline Rodrigues. Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho está na esfera dos estudos sobre formação de professores para atuação na educação musical infantil. O objetivo geral é entender como são compreendidos e movidos, na licenciatura em música da UFCG, os fundamentos teóricos e práticos, conceitos e proposições com perspectivas significativas para a realização do trabalho com crianças da primeira infância, com especial interesse no estágio supervisionado, mas não se limitando a ele. As principais bases teóricas que fundamentam o trabalho estão nas perspectivas da formação de professores, estudos sobre a primeira infância e identidade docente. Metodologicamente, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, sendo o campo o curso de licenciatura em música da UFCG. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com oito participantes, entre egressos e estudantes à época da coleta. Este estudo evidenciou a dicotomia entre o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso e as percepções dos participantes da pesquisa acerca da formação docente voltada para o universo infantil. A pesquisa também mostrou que a docência na Educação Infantil não se caracteriza como um campo de trabalho relevante dentro das concepções dos entrevistados, mesmo sendo uma proposta formativa prevista no currículo. Desse modo, a presente pesquisa se configura como uma relevante contribuição, uma vez que ela propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos para esta etapa de ensino no âmbito da educação básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jaqueline Rodrigues Lira.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.