Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788

Compartilhe esta página

Título: Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG
Autor(es): LIRA, Jaqueline Rodrigues
Palavras-chave: Formação de professores; Educação musica; infantil; Estágio supervisionado; Identidade docente; UFCG; Borne
Data do documento: 24-Jan-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIRA, Jaqueline Rodrigues. Percepções sobre a educação musical infantil no estágio da Licenciatura em Música da UFCG. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho está na esfera dos estudos sobre formação de professores para atuação na educação musical infantil. O objetivo geral é entender como são compreendidos e movidos, na licenciatura em música da UFCG, os fundamentos teóricos e práticos, conceitos e proposições com perspectivas significativas para a realização do trabalho com crianças da primeira infância, com especial interesse no estágio supervisionado, mas não se limitando a ele. As principais bases teóricas que fundamentam o trabalho estão nas perspectivas da formação de professores, estudos sobre a primeira infância e identidade docente. Metodologicamente, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, sendo o campo o curso de licenciatura em música da UFCG. Os instrumentos utilizados foram o Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas realizadas com oito participantes, entre egressos e estudantes à época da coleta. Este estudo evidenciou a dicotomia entre o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso e as percepções dos participantes da pesquisa acerca da formação docente voltada para o universo infantil. A pesquisa também mostrou que a docência na Educação Infantil não se caracteriza como um campo de trabalho relevante dentro das concepções dos entrevistados, mesmo sendo uma proposta formativa prevista no currículo. Desse modo, a presente pesquisa se configura como uma relevante contribuição, uma vez que ela propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos para esta etapa de ensino no âmbito da educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63788
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaqueline Rodrigues Lira.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.