Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Fádja Auxiliadora Alves e-
dc.date.accessioned2025-06-13T15:28:36Z-
dc.date.available2025-06-13T15:28:36Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Fádja Auxiliadora Alves e. Perfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63794-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever o perfil comunicativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) submetidas ao Método DHACA®. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de intervenção longitudinal, com uma amostra composta por 23 crianças diagnosticadas com TEA, com idades entre 2 e 5 anos, sendo classificadas como não verbais ou minimamente verbais. Para a avaliação do perfil comunicativo, foi utilizado o protocolo ACOTEA-R nos momentos pré e pós-intervenção. A análise estatística foi conduzida por meio de técnicas descritivas e testes de hipóteses, com o objetivo de identificar possíveis mudanças significativas nas habilidades comunicativas das crianças após a intervenção. Resultados: Os dados da avaliação inicial pelo ACOTEA-R indicaram que as crianças apresentavam habilidades de comunicação receptiva, atenção compartilhada e demonstravam interesse pelo outro e/ou por objetos e brinquedos. Observou-se que as crianças que apresentavam a habilidade de imitação apresentaram, ao final da intervenção, melhor desempenho no desenvolvimento de habilidades comunicativas por meio do uso do Método DHACA®, em comparação àquelas que não possuíam tal habilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que a presença da habilidade de imitação está associada a um desempenho superior no desenvolvimento das habilidades comunicativas em crianças com TEA submetidas ao Método DHACA®.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectIntervenção precocept_BR
dc.titlePerfil comunicativo das crianças com transtorno do espectro do autismo submetidas ao método dhaca®pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFIDALGO, Robson do Nascimento-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8066276830182861pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6222589760582176pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To describe the communicative profile of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) who underwent the DHACA® Method. Methods: This is a quantitative, longitudinal intervention study, with a sample composed of 23 children diagnosed with ASD, aged between 2 and 5 years, classified as non-verbal or minimally verbal. The ACOTEA-R protocol was used to assess the communicative profile before and after the intervention. Statistical analysis was conducted using descriptive measures and hypothesis testing to identify significant changes in the children's communicative abilities following the intervention. Results: The initial assessment using the ACOTEA-R indicated that the children demonstrated receptive communication skills, joint attention, and interest in others and/or objects and toys. It was observed that children who had imitation skills showed better performance in communicative abilities after the use of the DHACA® Method, compared to those who did not present this skill. Conclusion: The results suggest that the presence of imitation skills is associated with better performance in the development of communicative abilities in children with ASD who underwent the DHACA® Method.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6390018491925933pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fádja Auxiliadora Alves e Silva.pdf27,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons