Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63826

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorMOREIRA, Kelly Meire de Oliveira Defensor-
dc.date.accessioned2025-06-17T16:59:47Z-
dc.date.available2025-06-17T16:59:47Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.citationMOREIRA, Kelly Meire de Oliveira Defensor. Crocheteando narrativas de vida e identidade sociocultural: mulheres negras, imaginário, arte e educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63826-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre o entrelaçamento entre imaginário, narrativas de vida e identidade sociocultural de duas mulheres negras e periféricas, Neide Moreira e Wanda Moreira, conhecidas carinhosamente por “Tia Neide” e “Tia Wanda”, respectivamente, e suas trajetórias no âmbito da educação. Esta investigação tem por objetivo compreender como se dá a aprendizagem e os apagamentos na educação de mulheres negras artistas a partir da sua identidade sociocultural e suas narrativas de vida. Tomando como base a teoria do imaginário, estruturada por Gilbert Durand, procurei entender o processo de ensino/aprendizagem nas artes visuais, como e porque se dá o apagamento dessas mulheres artistas na arte e na educação. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, a partir de uma bricolagem de abordagens qualitativas e de suas possibilidades metodológicas. Utilizando a revisão sistemática (RS), entrevistas livres e semiestruturadas aplicadas às artistas colaboradoras, trago à tona aspectos que transpassam o percurso dos processos artísticos e criativos na construção da identidade dessas mulheres. Com esta investigação, pretendo identificar, por meio da mitocrítica, os símbolos, os mitos e os arquétipos que permeiam a produção artística dessas mulheres. Neyde e Wanda Moreira, assim como eu, descobriram na maturidade o nosso potencial artístico e criador. As colaboradoras desta pesquisa tiveram um acesso precário à aprendizagem oferecida pelos ambientes formais de educação. Atualmente, uma com 92 e a outra com 90 anos de idade, ambas possuem uma produção artística pela qual arte e vida se confundem. A criação dessas mulheres tem uma linguagem própria, inter-relacionada com a trajetória vivenciada enquanto sujeitas, pertencentes a uma sociedade patriarcal e racista. Para reconhecer o potencial transmutador gerado pela educação e pela arte, esta pesquisa contempla espaços não formais e informais de educação enquanto ambientes transformadores, o que possibilita um mergulho nos entendimentos relativos aos percursos de aprendizagens significativas e inclusivas na vida artística de mulheres negras e periféricas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectNarrativas de vidapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCrocheteando narrativas de vida e identidade sociocultural: mulheres negras, imaginário, arte e educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046170498871847pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis research is about the intertwining between imaginary, life narratives and sociocultural identity of two black and peripheral women, Neyde Moreira and Wanda Moreira, affectionately known as “Tia Neyde” and “Tia Wanda”, respectively, and their trajectories in the field of education. This investigation aims to understand how learning and erasure occurs in the education of black women artists based on their sociocultural identity and their life narratives. Taking as a basis the theory of the imaginary, structured by Gilbert Durand, I sought to understand the process of teaching/ learning in the visual arts, how and why the erasure of these women artists occurs in art and education. This research has a qualitative character, a bricolage of qualitative approaches and their methodological possibilities. Using the systematic review (RS), free and semi-structured interviews applied to the collaborating artists, bringing to light aspects that permeate the course of artistic and creative processes in the construction of these women's identities. With this investigation, I intend to identify, through myth criticism, the symbols, myths and archetypes that permeate the artistic production of these women. Neyde and Wanda Moreira, like me, discovered our artistic and creative potential in maturity. They had precarious access to the learning offered by formal educational environments. Currently, at ninety-two and ninety years old, they have an active artistic production, in which art and life are confused. The creation of these women has a language of its own, interrelated with the trajectory experienced as subjects, belonging to a patriarchal and racist society. To recognize the transformative potential generated by education and art, the research considers non-formal and informal educational spaces as a transformative environment, enabling a dive into understandings related to the paths of meaningful and inclusive learning in the artistic lives of black and peripheral women.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Kelly Meire de Oliveira Defensor Moreira.pdf9,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons