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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorGOMES, Roberta Cardoso-
dc.date.accessioned2025-06-18T14:21:26Z-
dc.date.available2025-06-18T14:21:26Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationGOMES, Roberta Cardoso. Indicadores de sustentabilidade para universidades: proposta de modelo para uma universidade federal brasileira baseado nos ODS. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63862-
dc.description.abstractSustentabilidade e desenvolvimento sustentável são conceitos de grande importância para o mundo, por isso se tornaram o centro de muitos debates. Muitas instituições públicas de ensino superior têm implementado políticas e programas de sustentabilidade para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis em suas operações. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo propor modelo de avaliação do aproveitamento e do estabelecimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas universidades públicas federais brasileiras, em especial para a UFRR – Universidade Federal de Roraima. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi escolhida como método, devido a sua capacidade de fornecer um alto nível de evidência científica, sendo uma ferramenta valiosa para a tomada de decisão. Como resultado, esta pesquisa apresenta uma análise de estudos dos últimos cinco anos, incluindo distribuição temporal das publicações, fontes de publicação e autores mais produtivos. Com base nos estudos da RSL, como contribuição, foi estruturado um modelo de indicadores de sustentabilidade que considera as principais áreas de atividade universitária: pesquisa, gestão, extensão e ensino e enfatiza a interconexão entre todos os ODS quanto às estratégias diversas e integradas das IES para alcançar o desenvolvimento sustentável. O modelo apresentado é sistêmico, e possui o balizamento do conceito de aprendizado e melhoria contínua. Para tanto, é necessário repensar os padrões de produção e consumo, estimular a inovação tecnológica, promover a inclusão social e, principalmente, garantir a participação ativa de diferentes atores dentro das universidades públicas federais, em específico da UFRR.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titleIndicadores de sustentabilidade para universidades: proposta de modelo para uma universidade federal brasileira baseado nos ODSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxSustainability and Sustainable Development are concepts of great importance to the world, which is why they have become the focus of many debates. Many public higher education institutions have implemented sustainability policies and programs to reduce their environmental impact and promote more sustainable practices in their operations. Thus, this research aims to propose an evaluation model for the implementation and achievement of sustainable development goals (SDGs) in Brazilian federal public universities, specifically at the Federal University of Roraima (UFRR). A Systematic Literature Review (SLR) was chosen as the method due to its ability to provide a high level of scientific evidence, making it a valuable tool for decision-making. As a result, this study presents a analysis of studies from the last five years, including the temporal distribution of publications, publication sources, and the most productive authors. Based on the studies from the SLR, a sustainability indicator model was structured, considering the main areas of university activity: research, management, extension, and teaching. The model emphasizes the interconnection between all SDGs, focusing on the various integrated strategies of higher education institutions (HEIs) to achieve sustainable development. The proposed model is systemic and is guided by the concept of learning and continuous improvement. To this end, it is necessary to rethink production and consumption patterns, stimulate technological innovation, promote social inclusion, and, most importantly, ensure the active participation of various stakeholders within public federal universities, particularly at UFRR.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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