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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63873

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Título: O Florir da Violeta: um estudo de caso em avaliação terapêutica
Autor(es): GIASSON, Fernanda da Fonseca
RIBEIRO, Liliane Cardoso
CARDOSO, Lucila Moraes
Palavras-chave: Avaliação Terapêutica; Sofrimento Psíquico
Data do documento: 2023
Citação: GIASSON, Fernanda da Fonseca; RIBEIRO, Liliane Cardoso; CARDOSO, Lucila Moraes. O Florir da Violeta: um estudo de caso em avaliação terapêutica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, 2023. p.1-15. Disponível em www.scielo.br/pcp
Abstract: A Avaliação Terapêutica (AT) é um processo avaliativo e interventivo proposto para ser semiestruturado e colaborativo com o objetivo de promover mudanças positivas no cliente, que é convidado a ter uma participação ativa durante o processo. Na AT, os resultados dos testes psicológicos padronizados ganham destaque como facilitadores do processo de autoconhecimento do cliente. Desse modo, usualmente, integram-se os achados de testes psicológicos de autorrelato com os métodos projetivos para gerar informações que possam ampliar a visão que o cliente tem de si. Neste artigo, buscou-se compreender o potencial de uso dos testes psicológicos e da relação colaborativa a partir de um caso atendido na perspectiva da AT. A participante, Violeta (nome fictício), foi atendida em 10 sessões com duração entre 60 e 115 minutos. Foram utilizados os testes psicológicos Escala de Bem-Estar Psicológico (Ebep), Escala de Vulnerabilidade e Estresse no Trabalho (Event), Bateria Fatorial de Personalidade (BFP), Método de Rorschach e Inventários de Habilidades Sociais 2 (IHS-2). Observou-se que, durante o processo, Violeta ampliou sua autopercepção, o que possibilitou mudanças no modo de agir em seus relacionamentos amorosos e na reflexão sobre como sua postura era vista por si e por seus colegas de trabalho. Acredita-se que a AT cumpriu com o objetivo de estabelecer uma experiência terapêutica que possibilitasse mudanças positivas para a cliente. Este estudo de caso contribuiu para ampliar a compreensão sobre a importância e o uso dos testes psicológicos neste modelo de avaliação psicológica.
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63873
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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