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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63880

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA JÚNIOR, Adilson Aquino-
dc.contributor.authorDUARTE, Luiza Ferreira-
dc.date.accessioned2025-06-18T19:40:11Z-
dc.date.available2025-06-18T19:40:11Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-06-03-
dc.identifier.citationDUARTE, Luiza Ferreira. A atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63880-
dc.description.abstractEste trabalho discute a inserção do Serviço Social em instituições de ensino básico privado, com o objetivo de analisar a atuação do profissional de Serviço Social nesse contexto sócio-ocupacional. Os objetivos específicos são, refletir sobre as ações desenvolvidas pela profissão nas escolas privadas, considerando suas atribuições, competências e instrumentos de trabalho, entender os desafios enfrentados pelos assistentes sociais nas instituições de ensino privado, incluindo as limitações impostas na garantia do direito à educação e à permanência dos alunos nas escolas. Além disso, o estudo visa destacar a importância da atuação do Serviço Social no contexto educacional, ressaltando seu papel fundamental nesse ambiente. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com foco em produções acadêmicas sobre o Serviço Social na educação e nas escolas privadas, buscando compreender as experiências dos profissionais nesse cenário e as ações que realizam, além dos desafios e limitações encontrados no cotidiano. A abordagem utilizada é de caráter explicativo, integrada à perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética, com o intuito de compreender as relações sociais e profissionais, considerando as transformações contínuas da sociedade e os espaços de atuação do Serviço Social. A partir disso, o estudo dialoga sobre o trabalho dos assistentes sociais nas escolas privadas, que se caracteriza como um espaço sócio-ocupacional marcado por limites, dificuldades e desafios, influenciado pela lógica mercadológica, mas também marcado por avanços e, acima de tudo, de ações dos próprios profissionais que buscam fortalecer o seu papel no ambiente educacional.pt_BR
dc.format.extent72pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectescolas privadaspt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectespaço sócio-ocupacionalpt_BR
dc.titleA atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5247132276365133pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5970712377367451pt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses the insertion of Social Service in private elementary education institutions, with the objective of analyzing the performance of Social Service professionals in this socio-occupational context. The specific objectives are to reflect on the actions developed by the profession in private schools, considering their attributions, competencies and work instruments, and to understand the challenges faced by social workers in private education institutions, including the limitations imposed on guaranteeing the right to education and the permanence of students in schools. In addition, the study aims to highlight the importance of Social Service in the educational context, emphasizing its fundamental role in this environment. The methodology adopted is based on bibliographical research, focusing on academic productions on Social Service in education and in private schools, seeking to understand the experiences of professionals in this scenario and the actions they perform, in addition to the challenges and limitations encountered in daily life. The approach used is explanatory in nature, integrated with the critical-dialectical theoretical-methodological perspective, with the aim of understanding social and professional relations, considering the continuous transformations of society and the areas of action of Social Service. From this, the study discusses the work of social workers in private schools, which is characterized as a socio-occupational space marked by limits, difficulties and challenges, influenced by market logic, but also marked by advances and, above all, actions by the professionals themselves who seek to strengthen their role in the educational environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Serviço Socialpt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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